Começa a 1ª Semana de Planejamento da Reitoria da UnirG

05 de Maio de 2021

Com  o objetivo de reorganizar o fluxo de trabalho dos departamentos da Reitoria, teve início na manhã de hoje, 05, a 1° Semana de Planejamento da Reitoria da Universidade de Gurupi – UnirG. A solenidade de abertura oficial ocorreu no campus I. O evento segue até sexta-feira, 07, e tem a participação de gestores e servidores.

Entre os presentes estavam a reitora, Drª Sara Falcão, o vice-reitor, Me. Jeann Bruno Ferreira, a pró-reitora de graduação, Drª Rise Rank, a pró-reitora de extensão, cultura e assistência estudantil, Ma. Miréia Aparecida Bezerra, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Drº Fábio Pergoraro.

Conforme o vice-reitor, a Semana é um projeto piloto da academia que pretende-se implantar em toda a Instituição. "É importante que façamos todo o planejamento para reorganizar o processo de trabalho para que possamos reelaborar os fluxogramas, compreender as demandas de curto, médio e longo prazo, como devem ser executadas, para então realizarmos um planejamento estratégico. A ideia é para que cada departamento preveja, quando uma situação emergente ocorrer, e não atropele o processo de trabalho", explicou Jeann Bruno Ferreira.

O professor acrescentou ainda que o objetivo é para que as equipes interajam e conheçam as responsablidades de cada departamento. O evento deverá ser realizado semestralmente. "Assim, todos poderão conhecer as dificuldades de cada departamento e à partir daí possamos otimizar nosso processo de trabalho. Queremos elaborar cronogramas de reunião, de estudo, planejamentos de ações, fazendo um trabalho mais voltado para a produtividade. E também pretendemos alinhar as funções de cada um, conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional, as legislações e resoluções", disse Ferreira.

Com a transformação da UnirG em Universidade, o formato do trabalho teve que ser readequado. "Nossa equipe vem, desde o outro mandato, constuindo várias novidades e se aperfeiçoando cada vez mais. Diante disso, percebemos a necessidade de criar a Semana de Planejamento para que todos estejam alinhados, para que cada função esteja interrelacionada, na tentativa de prosperar e melhorar as atividades com a intercomunicação de mais qualidade, e assim, surgir novas ideias para o crescimento da UnirG", finalizou a reitora.

Programação
A primeira palestra do dia foi ministrada pelo professor Jeann Bruno, com o tema "A necessidade do planejamento estratégico da Reitoria". Na ocasião, foram apresentados os instrumentos a serem desenvolvidos pelos colaboradores.

Amanhã, será a vez de todos os gestores reunir com os servidores dos departamentos para desenvolver seus instrumentos de trabalho. Na manhã de sexta-feira, 07, será a socialização das equipes no auditório do campus I, compartilhando os instrumentos e explanação do processo de ações dos departamentos da reitoria, além da elaboração final dos documentos.

Redação: Giselli Raffi

Fotos: Francisco Donato