Alunos de Engenharia Civil da UnirG participam do Ideathon

05 de Maio de 2021

Começou na noite de ontem, 04, o Ideathon E. Civil, uma competição que reúne acadêmicos do Engenharia Civil da Universidade de Gurupi, com o objetivo de criar soluções de alto impacto para a problemática: Como implementar a sustentabilidade em casas populares?. Autoridades, professores e alunos participaram da abertura do evento que ocorre de forma on-line, até a próxima sexta-feira, 07.

Na abertura do evento, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UnirG, Dr. Fábio Pegoraro, destacou que o Ideathon é relevante na promoção da cultura empreendedora. “A UnirG está aberta a essas inciativas, que proporcionam ao aluno a oportunidade de colocar em prática conhecimentos que adquiridos na graduação. Desejamos que daqui surjam grandes ideias e projetos”, disse.

A Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Ma. Miréia Aparecida Bezerra, falou que “o Ideathon é uma competição saudável que propõe pensar em soluções para problemas reais. É um excelente momento para que os futuros engenheiros construam projetos e planos de ação que futuramente podem ser implementados”.

“O tema dessa competição é muito ligado ao mercado atual da Engenharia e responde a uma demanda real. Os profissionais da nossa área vivem de desafios e precisam ter uma mente criativa. Esperamos que o evento seja um grande celeiro de inovação”, afirmou o coordenador do curso de Engenharia Civil da UnirG, Fabiano Fagundes.

O evento ainda contou com a presença da Secretária de Cultura e Turismo de Gurupi, Drª Lady Sakay, representantes do Sebrae e de outras instituições parceiras.

O Ideathon E.Civil é uma maratona de prototipação, aberta, colaborativa e inovadora, em que equipes competem entre si para o desenvolvimento de soluções que possam atender de casas populares com viés em sustentabilidade.

Essa é uma metodologia de desenvolvimento de ideias visa gerar staurtups. A aplicação dos desafios de ideias está relacionada ao Projeto Habitats de Inovação do Programa Inova Gurupi como estratégias indutoras de desenvolvimento econômico e social.

“Cremos que devemos garantir este ambiente para criação de empresas intensivas em inovação, pois gera lideranças em empreendedorismo-inovador para o desenvolvimento da região e do país em todos os segmentos produtivos”, ressalta a coordenadora do Programa Inova Gurupi, Ma. Adriana Terra.

Até o final da maratona, as equipes irão participar de diferentes etapas da competição, com treinamentos para o desenvolvimento de soluções, e terão seus pitchs avaliados por uma banca julgadora.

Serão premiadas as três melhores equipes que receberão as seguintes premiações:

1° Lugar - R$ 1.000,00

2º Lugar - R$ 300,00

3º Lugar - R$ 250,00

Os vencedores serão conhecidos em uma cerimônia que será realizada sexta-feira, 07, às 21h. O evento é uma organização da coordenação de Engenharia Civil da UnirG, Proecae, Propesq, Programa InovaGurupi, 153 Valley e Sebrae, com a parceria do CREA, Construtora Asas, MVC Construtora. Apoio: Alconpat Brasil, Sinduscon-TO, Grupo Idd, Bernardo Tutikian, Leila Brito, Cúpula Engenharia.

Redação: Meiry Bezerra