Consup decide critérios de vacinação contra Covid-19

08 de Abril de 2021

Durante a reunião de hoje, 08, os membros do Conselho Superior (Consup) da Universidade de Gurupi - UnirG discutiram sobre os critérios que a Instituição deverá adotar para a vacinação contra a Covid-19. Alunos, professores e servidores participaram da reunião on-line, transmitida pelo Google Meet.

Conforme a reitora e presidente do Consup, Drª Sara Falcão, foi sugerido pelos membros como deverá ser a distribuição das vacinas, assim que houver a disponibilidade das mesmas à UnirG pela Secretária Municipal de Saúde - Semus.

Todos os cursos serão contemplados, numa regra de percentual por alunos e eles decidirão pelos alunos, servidores e professores que estão na linha de frente. "Os conselhos de cursos vão deliberar quem faz parte do grupo prioritário observando, preferencialmente, a faixa etária dos que estão em risco, assim como: os que estarão nas aulas práticas, nas clínicas escolas, ambulatório, laboratórios, postos de saúde e hospitais", disse a reitora.

"O público da saúde já começou a ser vacinado, como alguns dos preceptores e profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate a Covid, em unidades de saúde de cunho ambulatorial e hospitalar, como também na UnirG", afirmou Falcão.

"O critério de escolha da imunização é determinado pela Secretaria Municipal de Saúde, que segue a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, porém o Consup deliberou pelos critérios internos apenas para que a gestora municipal tenha a compreensão da nossa necessidade e possa estabelecer a quantidade de doses que poderão ser destinadas a nossa Universidade", acrescentou a reitora.

Drª Sara Falcão disse ainda que a UnirG realizou desde janeiro deste ano, um levantamento da quantidade necessária de doses da vacina de forma a imunizar todos os professores, servidores e acadêmicos da Instituição solicitadas à Semus.
"No entanto, ainda não há previsão para o recebimento dos lotes que atendam toda a comunidade acadêmica, que serão destinados conforme a disponibilidade da Semus", finalizou.

(Foto: Cláudio Zunta - Ascom/UnirG)