Programa Boquinha do Bebê otimiza comunicação com a comunidade por meio das mídias sociais

08 de Abril de 2021

Whatsapp, Facebok e Instagram tornaram-se ferramentas aliadas do programa Boquinha do Bebê, para melhorar a comunicação com os responsáveis pelas crianças participantes do programa. Desde 2019, as mídias sociais são utilizadas para fornecer informações sobre saúde bucal, sanar dúvidas e organizar o atendimento que é concedido gratuitamente às crianças nas Unidades Básicas de Saúde de Gurupi - UBS's.

“A equipe do Programa começou a trabalhar para solucionar o problema de evasão de mães cadastradas, o que representava 72% no total. Percebemos que as faltas ocorriam porque as mães esqueciam a data do agendamento, mesmo com o registro no cartão da criança. Desde então iniciamos uma pesquisa para investigar três redes sociais como ferramentas para promover a orientações, assistência e retorno ao programa Boquinha do Bebê”, explica a coordenadora do programa e professora do curso de Odontologia da Unversidade de Gurupi - UnirG, Drª Rise Rank. O programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Para cada UBS foi criado um grupo no aplicativo Whatsapp, assim como, perfis do Programa Boquinha do Bebê no Facebook e no Instagram.

De acordo com os pesquisadores, o WhatsApp foi a ferramenta que apresentou melhores resultados na promoção de orientações, assistência e retorno ao Programa Boquinha do Bebê. As participantes relataram que consideram o aplicativo útil para sanar dúvidas e, principalmente, para alertá-las sobre a data das consultas pré-agendadas na UBS. As mãe também afirmaram que lêem e aplicam as informações postadas em suas crianças. Atualmente 188 mães participam dos grupos do Whatsapp.

O assunto é tema de um dos capítulos do e-book “Ciência em Conexão no Desenvolvimento Regional”, lançado esse ano pela UnirG. Para acessar o conteúdo gratuitamente acesse a página da Editora CRV clicando aquiO livro é organizado pela Drª Rise Rank e pela assessora Me. Milena Xavier

Boquinha do Bebê

Criado em 2007, o Programa Boquinha do Bebê promove educação, prevenção e orientação de saúde bucal para crianças que são acompanhadas em Unidades Básicas de Saúde de Gurupi. Ele acompanha a criança desde a vida intrauterina na gestação da mãe até os cinco anos de idade, tendo um retorno trimestral para monitoramento da higienização bucal.

Entre as atividades que são realizadas estão palestras para gestantes no pré-natal nas UBS; atendimentos pós-parto; orientação para dieta, higiene, exame clínicos em bebês e acompanhamento da saúde bucal das crianças.

O trabalho do Programa Boquinha do Bebê pode ser acompanhado no Facebook "Programa Boquinha do Bebê" e no Instagram @programaboquinhadobebe.

Saiba mais sobre a pubicação do e-book clicando em:

UnirG publica e-books que reúnem pesquisas sobre Saúde e Desenvolvimento Regional