UnirG participa de palestras em comemoração do Dia do Jornalista

05 de Abril de 2021

Os cursos de Jornalismo da Universidade de Gurupi - UnirG, Universidade Federal do Tocantins e o Sindicato dos Jornalistas do Tocantins (Sindjor/TO) promovem duas palestras em celebração do Dia do Jornalista (7 de abril). Os eventos serão transmitidos canal “Jornalismo UFT” no YouTube.

Hoje, 05, às 19h, será realizada a palestra “Vaza Falsiane: a luta nossa de cada dia pela ética na informação”, com o jornalista e professor da Faculdade Cásper Líbero (SP), Dr. Rodrigo Ratier. A mediação será feita pela coordenadora do curso de Jornalismo da UnirG, Ma. Alessandra Duarte e o debate contará com a participação da coordenadora do Núcleo de Jornalismo da UFT, Drª Marluce Zacariotti.

A abertura também terá a participação da presidente do Sindjor/TO, Alessandra Bacelar e da coordenadora do curso de Jornalismo da UFT, Drª Valquíria Guimarães.

Quarta-feira, 07, às 15, o debate será sobre “Jornalismo Serviço Essencial: o jornalista como peça central no combate à desinformação sobre a pandemia”. A palestra será ministrada pela professora da UFT, Drª Liana Vidigal e a Jornalista Glês Nascimento. A mediação será feita pela coordenadora de estágio do curso de Jornalismo da UnirG, Ma. Gabriela Melo.

Para receber certificação, o participante deve realizar a inscrição no site https://www.even3.com.br/seminariosjor2021/.

Coletivo

A UnirG, UFT e o Sindjor se uniram na formação de um Coletivo, em busca de ações que promovam a defesa do Jornalismo, de suas práticas e do processo de formação do jornalista.

De acordo com a coordenadora do curso na UnirG, Ma. Alessandra Duarte, a união do grupo é essencial para que a academia e o mercado de trabalho se atentem para a importância do exercício do jornalismo qualificado na sociedade.

"Precisamos buscar o debate, a inovação e provocar reflexões necessárias para entendermos a importância ainda maior do profissional em tempos em que a desinformação é recorrente e o jornalismo precisa ser fortalecido", destaca*.

*Com a colaboração da jornalista e professora da UnirG Gabriela Melo.