Conheça as medidas adotadas pela UnirG na prevenção da Covid-19

18 de Março de 2021

Desde o início da pandemia, a Universidade de Gurupi tem empenhado esforços e investimentos para prevenir novos casos de contaminação pelo novo Coronavírus. As ações são acompanhadas pelo Comitê Gestor de Acompanhamento e Adoção de Medidas quanto a contenção da Infecção Humana pelo Coronavírus (Covid-19). O grupo é formado por 22 representantes da Fundação e da Reitoria da Instituição, além de docentes, servidores técnico-administrativos e alunos. Cerca de R$ 40 mil já foram investidos pela Instituição na aquisição de equipamentos e insumos, necessários para as ações preventivas.

Em março do ano passado, as aulas passaram a ser ministradas de forma remota e servidores iniciaram um regime de trabalho especial. Atualmente está em vigor a portaria que suspende as atividades administrativas presenciais, mantendo o número mínimo de pessoas necessárias para o funcionamento dos departamentos, com limite de até dois colaboradores por ambiente. Os demais servidores estão cumprindo a jornada de trabalho reduzida a 5h diárias, em regime de home-office.

Os atendimentos presenciais, externos ou internos à comunidade estão sendo feitos via telefone fixo ou por Whatsapp.

Higiene

Os servidores do Setor de Limpeza e Conservação organizaram rotinas especiais de trabalho e estão atuando de forma rigorosa na higienização das instalações . De acordo com José Luís dos Santos Gaudioso, chefe do Setor de Limpeza e Conservação, para cada um dos prédios é aplicado um protocolo específico.

“A equipe é formada por 61 auxiliares de serviços gerais que fazem a lavagem diária de todos os departamentos com água sanitária, assim como a higienização de móveis, maçanetas e corrimões com álcool líquido a 70%.  Aos sábados é utilizado o atomizador de ambientes para a realização da sanitização em todos os campi, com desinfetante a base de amônia, indicado para uso de combate à Covid-19 . Locais como a Clínica Odontológica e a Clínica de Fisioterapia recebem sanitização e limpezas extras”, afirma José Luís.

No Centro Administrativo foram entregues kits de higienização para cada departamento. A Instituição já fez a aquisição de materiais para que novos kits também sejam fornecidos para todos os departamentos.

Equipamentos como atomizador de ambiente, tapete sanitizante, bomba de higienização, pulverizador elétrico portátil, além de álcool líquido e gel, equipamentos de proteção individual e outros insumos foram adquiridos e totalizam um investimento de aproximadamente R$ 40 mil.

Os servidores também já realizaram a sanitização de ambiente no Hemonúcleo de Gurupi, que recebe acadêmicos da Instituição para estágios, e na Secretaria de Infraestrutura de Gurupi. “São órgãos parceiros da UnirG e pudemos contribuir no combate ao vírus”, completou José Luís.

Nas entradas dos prédios, além dos tapetes sanitizantes, haverá ainda essa semana, tótens com álcool em gel nos campi da Instituição.

Barreira Sanitária

Em julho de 2020, barreiras sanitárias foram instaladas nas entradas dos campi I e II, Centro administrativo, Clinica Escola de Fisioterapia; Serviço Escola de Psicologia, Ambulatório de Saúde Comunitária e Clínica Escola de Enfermagem.

Servidores treinados do Setor de Vigilância fazem aferição da temperatura corporal, higienização das mãos das pessoas que entram nesses locais e verificam se todos fazem uso de máscara.

A Instituição aguarda a chegada de testes para Covid-19 que serão utilizados em uma ação com todos os servidores.

Comitê Gestor

As ações são acompanhadas pelo Comitê Gestor de Acompanhamento e Adoção de Medidas quanto a contenção da Infecção Humana pelo Coronavírus (Covid-19). Os integrantes atuam na indicação de medidas e procedimentos que visem conter o avanço da infecção pelo novo Coronavirus.

O Comitê tem caráter consultivo, sendo que suas indicações e deliberações passam pelo crivo da Fundação e Reitoria, via instâncias próprias, a exemplo do Conselho Superior - Consup.

De acordo com o professor Me. Sávio Barbalho, as últimas deliberações e indicações trataram sobre a suspensão das aulas práticas e de estágios, permanência das aulas remotas, recomendações ao Executivo quanto a prioridade de vacinação de professores, servidores e alunos, com especial atenção aos que se encontram nos grupos de frente.

“A importância do Comitê se dá em especial pela forma democrática de discutir tão relevante tema, envolvendo os mais diversos interesses dos grupos que o integram, apoiando-se no pensamento da maioria para orientar as deliberações das Instâncias Superiores da UnirG sobre o assunto”, afirma Barbalho.

Para mais informações sobre a atuação da UnirG no combate à pandemia da Covid-19 acesse o endereço unirg.edu.br/covid19