Projeto de extensão propõe Educação Midiática, Checagem de Fatos e consultoria em Assessoria de Comunicação em Gurupi

04 de Março de 2021

O curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi (UnirG) recebeu a aprovação na última sexta-feira, 26, do projeto de extensão “Educação Midiática: o papel da comunicação na construção da consciência cidadã”. O trabalho foi submetido à avaliação da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil (Proecae).

Segundo a professora Marina Bitar, uma das integrantes do projeto, a pretensão é oferecer à população gurupiense e dos municípios da região, oficinas, cursos e serviços na área da comunicação, com foco na Educação Midiática.

“Os resultados das atividades dos projetos poderão proporcionar a formação de multiplicadores na comunidade externa capazes de compartilhar os conhecimentos adquiridos sobre educação midiática, checagem de fatos e combate à desinformação, além do desenvolvimento e melhoria dos serviços das empresas atendidas pelo projeto de assessoria de comunicação”, ressalta Bitar.

Segundo a coordenadora do curso, Alessandra Duarte, o projeto trará benefícios à comunidade externa, aos docentes e acadêmicos que poderão partilhar o conhecimento adquirido na Universidade e ainda desenvolver pesquisas científicas na área.

“A educação midiática é uma das bases fundamentais para o fortalecimento e manutenção da democracia, pois garante ferramentas e habilidades necessárias para a análise crítica de informações e conteúdos midiáticos, o combate à desinformação, além de assumir a responsabilidade em relação ao conteúdo que produz para a internet”, destaca Duarte.

O planejamento de execução de atividades já está em andamento com datas de formação para os acadêmicos, para a comunidade, a análise de comunicação em instituições para possíveis diagnósticos, pesquisas científicas, dentre outras.

O trabalho é coordenado pelos professores: Alessandra Duarte, Clifton Morais, Gabriela Melo e Marina Bitar.