Pró-reitor destaca ações para fomentar pesquisa na UnirG

02 de Março de 2021

No início desse ano, o professor Ph.D. Fábio Pegoraro assumiu a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade de Gurupi – UnirG (Propesq). O trabalho deve acompanhar os objetivos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023), com foco no fortalecimento dos grupos de pesquisa nos cursos de graduação e pós-graduação.

“Já na produção do projeto e do trabalho de conclusão de curso é importante que o acadêmico e o seu orientador desenvolvam estudos ligados às linhas de pesquisa da Instituição. A formação dessa base é fundamental para que o aluno seja inserido no campo da pesquisa e tenha condições de seguir atuando como pesquisador em uma formação continuada”, afirma o Pró-reitor.

Em 2014 foram definidas as quatro linhas de pesquisa da UnirG, que estão cadastradas junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). São elas: Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade; Gestão Organizacional; Prevenção e Promoção da Saúde e Processos Educacionais.

Pegoraro iniciou encontros com coordenadores de cursos para trabalhar os grupos de pesquisa. “Cada curso deverá implementar as linhas de pesquisas existentes. Caso necessário serão feitas adequações nas linhas ou nos objetivos, mas nesse momento a proposta é alinhar os trabalhos”, frisou.

Stricto sensu

A solidez dos grupos de pesquisa institucionais é importante para que a UnirG tenha um programa de pós-graduação stricto sensu, e essa é uma das prioridades da Propesq.

“A Capes aumentou a exigência para abertura de programas de Mestrado e Doutorado, e a maturidade do corpo docente no âmbito da pesquisa é um dos critérios avaliados. Precisamos melhorar cada vez mais a qualidade das publicações dos nossos docentes, especialmente, em periódicos com Qualis A1 e B1”, destacou o professor.

Ainda segundo Pegoraro, a UnirG pretende submeter o projeto do Programa de Biociências e Saúde Coletiva, para oferta do curso de Mestrado. “Estamos aguardando a Capes publicar o edital para Análise de Proposta de Cursos Novos, mas ainda não há previsão para que isso ocorra. Isso nos preocupa e estamos em contato com a Capes na tentativa de termos acesso a mais informações sobre esse edital. A UnirG está situada na Amazônia Legal, que não conta com nenhum programa dessa natureza e, em todo o Brasil, existem apenas quatro programas semelhantes a esse”, destacou.

Lato sensu

Um novo curso de Pós-graduação lato sensu que deverá fazer parte do portfólio da UnirG é o de Nutrição Esportiva. Em breve o edital deverá ser publicado. A Propesq trabalha ainda na definição dos demais cursos que serão ofertados em 2021.

Outra perspectiva é a realização de parcerias com municípios da região sul do Tocantins, interessados em receber cursos de pós-graduação da UnirG. “Estamos fazendo um trabalho junto aos gestores desses municípios e avaliando as condições para que a UnirG possa oferecer essas capacitações”, complementou Fábio.