Cursos de licenciatura apresentam ações do Programa de Residência Pedagógica e incentivam bolsistas

01 de Março de 2021

Na última semana, os cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras e Educação Física da Universidade de Gurupi - UnirG realizaram, via plataforma do Google Meet, o evento de Apresentação das Ações Desenvolvidas pelo Programa de Residência Pedagógica em 2020 e 2021. O intuito da apresentação é mostrar a todos os participantes tudo o que foi e será desenvolvido no Programa de Residência.

Participaram da reunião a Pró-Reitora de Graduação da UnirG, Dra. Rise Rank, representantes da Secretaria de Educação do Tocantins – Seduc, da Diretoria Regional de Educação – DRE e da Secretaria Municipal de Educação de Gurupi – Semeg, além de professores e coordenadores dos cursos da Residência, preceptores e gestores das escolas municipais e estaduais participantes e os residentes.

Dividida em três módulos de seis meses cada, a Residência Pedagógica 2020/2021 começou em novembro do ano passado. Com a pandemia, uma das mudanças que surgiram foi nas atividades práticas em escolas. “No programa anterior, havia inserção dos acadêmicos presencialmente em sala de aula, mas agora isso é feito de maneira remota, até que retornem as atividades normais das escolas”, explica o Coordenador Institucional, Drº. Marllos Peres de Melo.

Apesar da mudança, o coordenador garante que, “mesmo nesse momento de dificuldade, continuamos com ações que garantem a prática do acadêmico na docência em sala de aula. Antes de terminar o curso, o nosso aluno tem essa oportunidade. Ainda mais agora com tudo remoto, esse é um incentivo para que os acadêmicos permaneçam na Instituição”, conclui o coordenador. Desse modo, a Residência Pedagógica assegura aos bolsistas um ensino completo com teoria e prática.

Atualmente, 500 mil reais são destinados às bolsas da Residência. Essa quantia é dividida entre 48 acadêmicos, sendo 16 de cada curso de licenciatura. Seis bolsas vão para professores preceptores e três para os docentes orientadores da UnirG. O coordenador institucional também recebe uma.  “É preciso valorizar o trabalho dos professores e incentivar os bolsistas, que se empenharam muito para passar nessa seleção”, observa o professor Marllos.

Ao final da reunião, o bolsista Valdemiro Gomes, fez uma apresentação musical com performance em sanfona, da música “Passarim do Jalapão” interpretada por Dorivã.

Escolas participantes

As atividades da Residência Pedagógica serão desenvolvidas em: Escola Municipal professor Joel Ferreira Soares, Escola Estadual Joaquim Pereira da Costa, Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho  e Centro de Ensino Médiio - CEM de Gurupi – Escola de Tempo Integral.

(Colaboração da estudante de Jornalismo Ana Neuberger)