Em dois anos de Ouvidoria, o departamento atendeu todas as demandas solicitadas

01 de Março de 2021

Criada em agosto de 2018 na Universidade de Gurupi – UnirG, a Ouvidoria vem atuando para atender e estreitar o relacionamento entre acadêmicos, servidores e sociedade em Geral. Desde a sua criação já foram recebidas mais de 2000 mil manifestações, entre sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. Todas com um índice de 100% de respostas.

Conforme o ouvidor, Jader Tavares, o trabalho realizado pela ouvidoria tem proporcionado melhorias para a Instituição. “Temos o papel de auxiliar os acadêmicos e a comunidade em geral no contato com a UnirG. Recebemos as demandas e agilizamos o retorno das respostas. O que chega para nós, seja um elogio ou uma reclamação, é uma forma de contribuir sempre para a melhoria da Instituição”, destacou o servidor.

Durante esses dois anos de Ouvidoria foram emitidas diretamente pelo departamento, aproximadamente 990 respostas às demandas apresentadas. Outro dado importante é que somente no segundo semestre de 2020 foram mais de 270 atendimentos prestados a comunidade em geral, totalizando 54% das solicitações, a maioria referente a dúvidas sobre os cursos da Instituição, em especial a Medicina.

A reitora da UnirG, Drª Sara Falcão, comentou sobre a importância da ouvidoria para o crescimento da instituição. “Esse é o canal que temos para facilitar a chegada de informações da comunidade acadêmica até nós. É uma forma de estreitar nossos relacionamentos e, para nós, isso é extremamente importante”.

Dados

Entre agosto de 2018 e dezembro de 2020 foram 2.173 manifestações que chegaram até a Ouvidoria, por meio dos canais de atendimento (Carta, E-mail, Telefone, Formulário Eletrônico e Atendimento Pessoal). Desses, 90% dos questionamentos partiram dos universitários e foram solicitados por meio de formulário eletrônico, o meio mais utilizado para acesso a Ouvidoria.

Reclamações e solicitações representam as manifestações mais buscadas na Ouvidoria.  43% dos atendimentos foram em resposta a reclamações e 49% relacionados a solicitações. Desde as mais simples como atendimento por telefone até as mais complexas que envolvem a academia.

As manifestações que podem ser enviadas para a ouvidoria:

Sugestão: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento das políticas institucionais e serviços prestados por esta Instituição;

Elogio: demonstração de apreço, reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido, atendimento recebido ou ação institucional desenvolvida;

Solicitação: requerimento de adoção de providência por parte desta Instituição;

Reclamação: manifestação de insatisfação ou protesto relativos a serviço prestado, ação ou omissão, ou quaisquer situações a que esta Instituição tenha dado causa;

Denúncia: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.

Canais de Atendimento

Por telefone: 3612-7606.