UnirG participa de Oficina de Alvos do Projeto CDR

23 de Fevereiro de 2021

Representantes da Universidade de Gurupi – UnirG participaram esse mês da Oficina de Alvos do projeto Centro de Desenvolvimento Regional - CDR Sul do Tocantins. O evento foi realizado em ambiente virtual e contou com a participação do presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda; do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UnirG, Dr. Fábio Pegoraro; da Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, além de professores da Instituição.

Também participaram das discussões prefeitos da região sul do Tocantins, gestores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e Universidade do Tocantins (Unitins). O encontro também contou com a participação de prefeitos da região sul do Estado, representantes de diversas entidades, comunidades indígenas e quilombolas.

Entre as autoridades estavam o senador Izalci Lucas, Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado; o deputado federal de São Paulo, Vitor Lippi; o professor Paulo Barone, da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado; a deputada federal Dorinha Seabra, além de representantes do Governo do Estado do Tocantins, Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Tocantins (FAPT) e Sebrae.

A Oficina teve a proposta de definir os alvos necessários para a construção de uma carteira de projetos, conforme os alvos prioritários de desenvolvimento.

“É um importante momento de conexão, em que a comunidade está reunida para pensar um plano de desenvolvimento mais dinâmico e com convergências das forças regionais para que possamos dar melhores resultados”, disse Adriana Terra, professora da UnirG, coordenadora do programa Inova Gurupi e responsável pela articulação que buscou a implantação do CDR no Tocantins.

“Nenhuma região pode se desenvolver economicamente, socialmente, se não aliarmos a ciência, tecnologia e empreendedorismo. Para isso é fundamental um planejamento baseado no conhecimento da ciência, para que encontremos estratégias para soluções que promovam o crescimento para todos”, frisou a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes.

Para o CDR Região Sul do Tocantins foram definidos os seguintes alvos: Apropriação econômica do conhecimento tradicional; Soluções adaptadas para a agroecologia e agronegócio; Energia renovável e resíduos; Turismo cultural, rural e ecológico; e Inovação em capacitação e ambiente regulatório.

CDR Tocantins

O Centro de Desenvolvimento Regional da região sul do Tocantins. é o sexto projeto piloto no Brasil, e é desenvolvido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Ele tem a proposta de articular Instituições de Educação Superior e Ciência, Tecnologia e Inovação na base do território para, em conjunto com os atores locais, definir estratégias e projetos inovadores para o desenvolvimento regional.

O Governo Federal, por meio dos estados e municípios, além da sociedade civil, também integram o projeto.

Além de buscar a inserção das Instituições de Ensino Superior nas regiões brasileiras, o projeto pretende estimular a aplicação do conhecimento científico às demandas locais de forma a potencializar a competitividade e a sustentabilidade do setor produtivo.

Outras unidades do CDR já foram implantadas no Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Paraíba e Pará.