Médico gurupiense fala sobre superação no Aulão de Boas-Vindas da UnirG

20 de Fevereiro de 2021

Os alunos que que ingressaram na Universidade de Gurupi – UnirG no primeiro semestre de 2021 foram recepcionados no Aulão de Boas-Vindas, ocorrido na noite de ontem, 19, e transmitido pelo canal da UnirG no YouTube.

A Pró-Reitora de Extensão, Cultura Assistência Estudantil, Ma. Miréia Aparecida B. Pereira, parabenizou os estudantes pelo ingresso no ensino superior. “Vocês são vencedores e também irão fazer parte da história da nossa Instituição. Vocês serão os nossos profissionais do futuro, Gurupi e a região sul do Tocantins contam com todos”, afirmou.

A Pró-reitora apresentou o Projeto Cidadão Universitário, a gincana solidária da UnirG que promove a integração entre acadêmicos veteranos e calouros. Nessa edição o tema será “A UnirG e o novo cidadão: desafio aceito”. As provas sociais serão os destaques dessa edição: doações de alimentos, bolsas de sangue e ainda o cadastro de medula óssea no Hemonúcleo de Gurupi.

O médico gurupiense Dowglas Oliveira, 24 anos, participou do evento, e compartilhou sua jornada profissional durante um bate-papo via internet sobre o tema "Construindo a Própria História". A mediação foi feita pelo professor do curso de Jornalismo, Clifton Morais e da Pró-reitora Miréia Aparecida.

Dowglas foi estudante de escola pública e passou em primeiro lugar no curso de Medicina da UnirG. Ele também foi aprovado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde se formou em dezembro de 2019.

Atualmente o médico trabalha no Hospital Municipal da cidade de Pium (TO) e nas Unidades de Terapia Intensiva dos hospitais IOP e Oswaldo Cruz, em Palmas (TO).

Oliveira falou sobre os desafios que muitas pessoas enfrentam no início da graduação, e que foram vivenciadas por ele. “As dificuldades aparecem e podem tornar o início do sonho de estudar mais difícil. As limitações podem ser financeiras, emocionais, mas é importante colocar os objetivos acima dos problemas. Quando entendemos o significado do nosso sonho, as dificuldades se tornam menores e os objetivos tornam-se alcançáveis”, afirmou.

Aos novos alunos, o médico deu recomendações sobre comportamentos a serem adotados logo no início da graduação. “O ânimo característico dos primeiros dias de aula deve ser aproveitado, e o aluno deve vivenciar bem todas as oportunidades de escrever artigos científicos, participar de monitorias, pesquisas, projetos de extensão, enfim, tudo aquilo que contribua para o seu crescimento. Isso irá ditar o ritmo da sua trajetória acadêmica e profissional”, frisou.

“Quanto mais tempo você investir na busca dos seus objetivos melhor você sairá da universidade. Melhores ainda serão os resultados para você e para a sua comunidade”, destacou.

O Aulão de Boas-Vindas é parte das comemorações de 36 anos da Universidade de Gurupi

O vídeo completo com a participação do Dr. Dowglas Oliveira pode ser assistido no YouTube clicando aqui