Clínica Escola de Odontologia da UnirG atende comunidade com protocolo de segurança

10 de Fevereiro de 2021

Já está em funcionamento a Clínica Escola de Odontologia da Universidade de Gurupi, para as atividades no primeiro semestre de 2021. As especialidades oferecidas são: Cirurgia, Clínica Odontológica, Dentística, Dor Orofacial, Endodontia, Odontopediatria, Ortodontia, Periodontia, Patologia-estomatologia, Prótese removível, Prótese fixa e Prótese total.

Com a pandemia da Covid-19, a Clínica desenvolveu um protocolo de segurança para receber os estagiários, professores e pacientes. Há o distanciamento entre os boxes de atendimento, além do uso obrigatório de equipamentos completos de proteção individual para estagiários e professores. Na entrada do prédio, todas as pessoas passam pela barreira sanitária.

Para algumas especialidades, como a Odontopediatria, ainda há vagas disponíveis. O coordenador da Clínica, professor Me. Ed Wilson Cesar, assegura que para o atendimento às crianças, são tomados todos os cuidados necessários. “Temos uma supervisão maior de professores junto aos estagiários, porque a criança merece uma atenção especial”, enfatiza ele.

Há também o serviço de Diagnóstico de Patologias. Quando o paciente notar que há alguma anormalidade na boca, como feridas que não cicatrizam ou manchas a pessoa pode solicitar um diagnóstico. Esse processo de análise é feito com o auxílio de profissionais, por meio de um projeto de extensão do curso de Odontologia da UnirG.

Uma equipe de plantão permanece disponível para atender casos de urgência, durante o horário de atendimento da Clínica.

Atendimentos

O interessado deve ir até a Clínica Escola, onde será encaminhado para a Assistente Social. O objetivo desta etapa é analisar se a pessoa está apta a receber o atendimento, pois a Clínica prioriza pessoas com baixa renda, que comprovam não ter acesso a estes serviços de outra forma. Em 2019 foram feitos 7327 atendimentos para toda a comunidade..

A Clínica Escola de Odontologia está localizada na Avenida Pará, entre as ruas 7 e 8. O atendimento ocorre de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e de 13h às 17h. Servidores da UnirG também podem procurar estes serviços.

Texto produzido com a colaboração de Ana Neuberger (acadêmica do curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi).