Reitora Sara Falcão participa de entrevista na rádio Nova FM

03 de Fevereiro de 2021

Na manhã de hoje, 02, a reitora da Universidade de Gurupi - UnirG, Drª Sara Falcão concedeu entrevista ao Jornalista Paulo Albuquerque, apresentador do Programa Radiall,  exibido na Rádio Nova FM - Gurupi. Entre os destaques foram abordados a expansão da Universidade para outras cidades do Estado, o credenciamento do campus e a realização do vestibular para Medicina em Paraíso do Tocantins, além do retorno das aulas presenciais.

Na oportunidade, Sara esclareceu ao jornalista de como como estaria a expansão da UnirG para  Paraíso. "O credenciamento para o funcionamento do campus na cidade já foi assinado pelo Governador Mauro Carlesse, assim, permitindo o início as atvidades no local. Porém, agora estamos aguardabndo o segundo passo, que é a liberação do Estado para o funcionamento do curso de Medicina. A visita dos membros do Conselho Estadual de Educação já ocorreu, haverá uma reunião prevista para ser realizada na terceira semana deste mês, caso seja conforme esperado, só então poderemos realizar o tão esperado vestibular", disse.

Em Paraíso, assim como em Gurupi, serão ofertadas 60 vagas por semestre. "Há possibilidades também da UnirG se expandir para o norte do Tocantins e para Palmas, mas são questões que ainda precisamos analisar para a implantação do curso de Medicina", completou a reitora.

Sara Falcão falou ainda sobre o interesse de vários municípios que estão procurando a UnirG para implantação de cursos nas cidades. "Muitos prefeitos demonstraram interesse, como exemplo de Formoso do Araguaia que nos visitou ontem. Pium e Alvorada também reuniram-se conosco. Alguns dos cursos solicitados são novos, e sempre pedimos um estudo de viabilidade do que será possível realizar".

Durante  a entrevista a reitora revelou sobre a previsão da abertura de um novo curso a ser ofertado ainda este ano. "Em Gurupi, no próximo vestibular queremos oferecer o curso de Medicina Veterinária. Se tudo ocorrer bem será mais um sonho realizado", falou.

Os desafios para a conclusão da aulas realizadas em 2020, devido a Pandemia, também foi destaque da entrevista. O novo Decreto do Governo para o retorno das aulas presenciais foi abordado por Albuquerque.

"Realmente foi um ano desafiador para todos, agradeço a dedicação de cada professor e servidor, que foram essenciais nessa trajetória. Ontem iniciamos as atividades deste semestre  letivo de forma remota as aulas teóricas e as presenciais com os estágios e práticas, assim como já havíamos fazendo desde agosto do ano passado".

Sobre a determinação do Governo do retorno às aulas, "resolvemos ouvir a opinião da comunidade acadêmica, por meio de uma pesquisa. O resultado será levado nesta quinta-feira aos membros do Conselho Superior da Instituição para que seja deliberada a decisão. O documento será apresentado ao Município, que só então decidirá finalmente, junto com Comitê Gestor de Crises o retorno ou não das aulas presenciais", explicou Sara Falcão.

Para acompanhar a entrevista completa, acesse o endereço:  https://www.facebook.com/edsonramos.tertulia.1/videos/267161841639067