Thiago Piñeiro Miranda é apresentado como novo presidente da Fundação UnirG

14 de Janeiro de 2021

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, fez na manhã de hoje, 14, no auditório do campus I, a apresentação do novo presidente da Fundação UnirG para a comunidade acadêmica. O advogado e professor Thiago Piñeiro Miranda assumiu a presidência da Instituição, e já passou por sabatina na Câmara Municipal de Gurupi, na última sexta-feira, 08. A apresentação oficial de hoje foi acompanhada por vereadores, gestores de departamentos, coordenadores de cursos e servidores da UnirG.

Na abertura do evento, o presidente da Associação dos Servidores Administrativos da Fundação UnirG (Asaunirg), Leonardo José Ribeiro Mota, disse que o evento é importante, tendo em vista o momento vivido pela comunidade de Gurupi. “Há boas expectativas em relação à gestão do Município e da UnirG. Temos trabalhado alinhados com a gestão, de forma conjunta, e desejamos que esses esforços sejam em prol do fortalecimento da Instituição”, falou.

Para o presidente da Associação dos Professores Universitários de Gurupi (APUG-Ssind), Gilberto Correia da Silva, a aproximação entre categorias e a gestão gera uma boa comunicação, que deve ser transparente, perene e que proponha alternativas para a solução de problemas. “Os professores possuem demandas a serem atendidas, e precisamos manter o diálogo com a Fundação para que tenhamos êxito”, disse Silva.

O presidente da Câmara Municipal de Gurupi, Rodrigo Maciel, afirmou que o órgão é parceiro da UnirG. “Estamos dispostos a contribuir com a Universidade, e nosso desejo é que a Instituição tenha cada vez mais proximidade com a comunidade. Sabemos que a UnirG está em boas mãos e desejamos que o presidente atue com zelo com servidores, professores e alunos”, ressaltou.

A reitora da Universidade de Gurupi, Drª Sara Falcão, reforçou que as parcerias são fundamentais para que a Instituição cresça e permaneça forte. “Precisamos cada vez mais de união para que a UnirG prospere, alcance outros municípios, como o que deve ocorrer em Paraíso do Tocantins nos próximos meses. Esse trabalho coletivo irá render bons frutos para a Instituição nos anos vindouros”, falou.

A trajetória da Prefeita Josi Nunes, que também é a professora com maior tempo de docência na Instituição, foi lembrada desde a implantação da UnirG. “Acompanhei o processo de criação, ainda em 1985, quando meu pai Jacinto Nunes, criou a então Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi. A UnirG é resultado de um sonho, de um político que desejava o desenvolvimento da região”, lembrou.

A Prefeita acrescentou que o novo presidente deverá somar esforços para que os compromissos firmados com a Instituição, ainda no período eleitoral, sejam concretizados. “A presença do Thiago Miranda na UnirG é para fazer o processo de transição, visando a tão almejada autonomia da Instituição. Essa é uma reivindicação das categorias que representam a UnirG”, destacou.

Novo presidente

Thiago Piñeiro Miranda afirmou que assume o cargo com a intenção de contribuir com a Instituição e atuar em prol da valorização dos servidores.

“Os bons resultados alcançados pela UnirG atualmente são frutos  do empenho de muitas pessoas que já passaram por aqui, e isso sempre deve ser lembrado e valorizado. A Instituição vive um momento importante, de expansão, e nosso intuito é que de forma conjunta possamos trabalhar para que isso se concretize e torne a UnirG ainda mais forte e conhecida em todo o Tocantins”.

Foto: Marcos Veloso (Secom Gurupi)