Sarau Literário encerra Semana Cultural da UnirG

07 de Dezembro de 2020

O tradicional Sarau Literário, promovido pelo curso de Letras, encerrou a Semana Cultural On-line da Universidade de Gurupi – UnirG na última sexta-feira, 04. O público que acompanhou a programação por meio do YouTube prestigiou uma rica programação cultural, com poesia, dança e muita música.

A reitora da UnirG, Drª Sara Falcão comemorou o sucesso dos três dias da Semana Cultural. “Houve grande empenho da equipe responsável por esse evento para trazer belos espetáculos. Certamente a Semana Cultural foi um sucesso”, disse.

A professora Ma. Mireia Aparecida, que assumirá a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, em 2021, reforçou a importância da cultura na Universidade, como formadora de conhecimento e de aproximação entre a UnirG e a comunidade.

"O Sarau é organizado pelos acadêmicos do curso de Letras. É um evento que promove a diversão, mas também é um momento de aprendizado, de conhecer os artistas fazem cultura em Gurupi e  na nossa região. Nosso intuito é, a cada ano, ampliar o número de participantes”, destacou a coordenadora do curso de Letras, Ma. Maria Wellitânia Oliveira.

A apresentação de cada número foi feita pelos acadêmicos do 6º período do curso de Letras, Jeremias Pereira e Márcia Bernarda. Os primeiros artistas a subirem ao palco foram o professor da Casa de Cultura da UnirG, Jhonatas Ferrara e a musicista Náyra Dayanna, que tocaram a música “Caderno”, do compositor Toquinho.

A noite seguiu com diversas outras apresentações de artistas e grupos da comunidade, como a Companhia Street Dance de Gurupi. “Pela quarta vez participamos desse Sarau, que está sendo um ótimo momento para o nosso grupo. Desde o início da pandemia não estava sendo possível fazer apresentações públicas, e nossos ensaios também estavam suspensos. Mas, com o convite da organização do Sarau, o grupo retomou o ânimo e, com todos os cuidados, voltamos com as nossas atividades para que pudéssemos participar”, explicou o professor da Companhia, Eberson Gomes.

Para Rosimeire Granada, mãe de Gabi Costa, que tocou e cantou a canção All of me, de John Legend, o Sarau tem um importante papel na comunidade acadêmica e na sociedade gurupiense. “São poucos os eventos abertos em que os artistas locais podem se apresentar, e o curso de Letras proporciona esse momento lindo, ainda mais durante a pandemia. Estou muito feliz, não apenas pela apresentação da minha filha, mas por ser um evento que traz muita grandiosidade para Gurupi, para a UnirG e para o curso de Letras”, frisou Rosimeire.

Cidadão Universitário

O último dia da Semana Cultural também marcou o encerramento do projeto Cidadão Universitário da UnirG, que teve como tema “UnirG solidária com a vida”.  A 36º edição do projeto que recepciona os novos alunos da UnirG enfatizou a solidariedade, principalmente por ter sido realizado durante a pandemia.

“Esse semestre o projeto Cidadão não tem um curso campeão, pois não houve a gincana competitiva, como nas edições anteriores. Nosso intuito foi ressaltar a solidariedade com as doações de sangue e de alimentos, pois com a pandemia muitas famílias foram afetadas e precisam da nossa ajuda. Mesmo com o encerramento do projeto, as doações continuam abertas para que toda a comunidade possa cooperar e ajudar as pessoas que precisam”, disse o professor Me. Jeann Bruno Ferreira, vice-reitor eleito, e coordenador do 36º Cidadão Universitário.