Semana Cultural realiza a segunda noite de apresentações artísticas

04 de Dezembro de 2020

O alunos de Pedagogia e da Casa de Cultura apresentaram as atividades na noite de ontem, 03, da Semana Cultural da UnirG. No segundo dia de programação, o evento foi totalmente transmitido on-line, pelo canal do YouTube, no endereço www.youtube.com/unirgoficial.

As práticas pedagógicas das professoras do curso de Pedagogia, abordaram sobre a “Arte como conteúdo e metodologia” deram início as apresentações da noite.

As docentes Edna Pinho, Adriana Terra, Jussara Rezende e Mira Benvenuto  relataram experiências com a prática artística na contação de histórias, criação de jogos tecnológicos, artes visuais, teatro, produção de livros infantis, entre outros recursos.

O Pró-reitor de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Me. Jeann Bruno Ferreira, comandou a Semana Cultural. Na ocasião ele falou sobre o desafio em ter que se adaptar para realizar as atividades de forma on-line. "Dentro os desafios destacamos o processo de criação, com gravações em estúdio e em casa, o que tornou também um processo de aprendizagem. Apoiamos a ideia e abraçamos os artistas da comunidade acadêmica, tendo que adaptar as apresentações para não deixar que a cultura não fosse realizada", relatou.

Este ano, os cursos de Educação Física, Pedagogia, Letras, Casa de Cultura e participantes do Cidadão Universitário uninam-se para integrar a Semana. "Há uma diversidade de cursos participando, dando espaço para quem tem talento se mostrar. A Universidade tem essa responsabilidade, é nosso dever ter esse papel social, reproduzindo tudo que os alunos aprenderam ao longo do ano. O orgulho não é somente dos familiares, mas também de todos nós da Instituição", completou.

Mostra Cultural
Os alunos da dança, música e artes plásticas da Casa de Cultura também foram desafiados durante o decorrer do ano. Desde março eles receeberam as aulas on-line para dar continuidade ao aprendizado. Como de custume, no final do ano os trabalhos são apresentados na Mostra Cultural.

Conforme a gestora da Casa de Cultura, Adriana Rabelo, manter a atenção, principlamente das crianças com a videos aulas foi um desafio para todos. "A dedicação e a criatividade dos professores foram enormes. Nas apresentações da Mostra, cada aluno apresentou de casa, de forma individual, o trabalho desenvolvido durante as aulas, ao contrário dos anos anteriores que era coletiva", disse.

Na dança, a aluna escolheu a música, o figurino e criou os movimentos coordenados pelas professoras de forma on-line. Na música, também não foi diferente, porém os professores foram na casa deles para afinar os instrumentos e gravar as apresntações. Nas artes plásticas, foram feitos videos ensinando o passo-a-passo de cada pintura para que os alunos conseguissem obter o resultado esperado.

"Nessa mostra foram 48 alunos apresentando os trabalhos de dança, música e artes plásticas. Os pais foram fundamentais desde o início durante esse processo, incentivando os filhos a persistirem nas aulas", falou a professora Adriana.

Último dia
Nesta sexta-feira, 04, será o encerramento das apresentações da Semana Cultural da UnirG. Os alunos de Letras irão realizar o Sarau Literário, juntamente com algumas ações da 36ª edição do projeto Cidadão Universitário. Hoje será último dia de doações de domativos e de sangue.

Os alimentos arrecadados serão entregues ao Projeto Mesa Brasil do Sesc e repassados para famílias carentes da região sul do Estado. A doação de sangue será para o Hemonúcledo de Gurupi.

"Nesse último dia será a vez das apresentações artisticas e músicais dos alunos, professores e servidores administrativos mostrarem seus talentos", finalizou o professor Jeann Bruno Ferreira.