Realizada a primeira noite de apresentações da Semana Cultural On-line da UnirG

03 de Dezembro de 2020

A comunidade acadêmica acompanhou na noite de ontem, 02, a abertura da segunda edição da Semana Cultural da Universidade de Gurupi, que este ano está sendo realizado no Centro de Convenções Mauro Cunha e transmitido pelo Canal da UnirG no Youtube (www.youtube.com/unirgoficial). O evento termina sexta-feira, 04, e ocorre juntamente com as atividades do projeto Cidadão Universitário.

A apresentação do evento foi feita pelo vice-reitor eleito, Me. Jeann Bruno Ferreira, que destacou a importância da participação da comunidade acadêmica e da sociedade em geral nas doações de alimentos, sangue e para o cadastro de medula óssea do Hemonúcleo de Gurupi. Essas são as principais provas solidárias do projeto Cidadão Universitário.

O presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, também reforçou a relevância da Semana Cultural e ainda do projeto solidário que recepciona os novos alunos da UnirG. “O Cidadão Universitário nasceu na nossa Instituição, é o maior projeto social de Gurupi e a comunidade local deve continuar abraçando essa causa, apoiando e fazendo doações”, disse.

Benfica, que está saindo do cargo de presidente da Instituição, também aproveitou a oportunidade para agradecer a comunidade acadêmica pelo apoio ao longo do período em que esteve gerindo a Fundação.

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Drª Rise Rank, falou que “a cultura e a arte fazem parte da alma da universidade” e desejou que toda a comunidade aproveite a oportunidade de acompanhar a Semana Cultural, ainda que de forma remota.

A professora Ma. Mireia Aparecida, que assumirá a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, em 2021, destacou que “assim como a educação e a ciência, a cultura também é uma formadora de conhecimento e que aproximam ainda mais a UnirG da sociedade”.

“Nossos cursos precisaram se reinventar e preparam lindas apresentações para todos que nos acompanham. Aproveitem e participem com doações para as pessoas carentes e que tanto precisam da nossa ajuda”, frisou a reitora da UnirG, Drª Sara Falcão.

Na oportunidade foram exibidos vídeos sobre o Programa Boquinha do Bebê, e a professora Drª Rise Rank, responsável pelo projeto, e a cirurgiã dentista Sthefane Simão Soisa, apresentaram informações sobre as atividades do programa durante a pandemia.

Apresentações

Trabalhos desenvolvidos pelo curso de Educação Física abrilhantaram a primeira noite da Semana Cultural. “É um curso da área da Educação que utiliza muito a Arte em sua estrutura curricular. Nosso objetivo maior não é formar artistas, mas sim capacitar esses futuros profissionais para que tenham a condições de utilizar a expressividade a favor da sua performance profissional, e também possam se expressar de forma efetiva”, disse o professor Me. Audimar Dionísio, que coordenou as apresentações.

Ao vivo, acadêmicos de Educação Física, apresentaram duas coreografias de dança. O público também assistiu a uma coletânea de apresentações de dança, expressão corporal e teatro físico, realizadas antes e durante a pandemia.

“São diversos trabalhos de experimentação de corpo que foram desenvolvidos nos componentes curriculares Dança, Ritmo, Movimento e Linguagem Expressiva. Nessa oportunidade estamos levando esses trabalhos ao grande público”, disse o professor Audimar.

“Estamos abordando processos de criação de forma geral, explorando todas as possibilidades linguagens artísticas”, completou Dionísio.

Programação

A Mostra Cultural continua hoje, 03, às 19h30, com a participação da Casa de Cultura, com apresentações de música, dança e exposição de artes plásticas. Também haverá a apresentação de práticas pedagógicas das professoras do curso de Pedagogia, que irão falar sobre a “Arte como conteúdo e metodologia”. As docentes Mira Benvenuto, Edna Pinho, Jussara Rezende e Adriana Terra, irão expor experiências com a prática artística na contação de histórias, criação de jogos tecnológicos, artes visuais, teatro, produção de livros infantis, entre outros recursos.

Amanhã, 04, o evento será o encerrado com o Sarau de Letras, e apresentações musicais de alunos e professores da Instituição, além do encerramento da 36ª edição do Projeto  Cidadão Universitário.