Apoiadores da SictegOn participam da abertura oficial

29 de Outubro de 2020

A solenidade de abertura oficial da 6ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi - Sicteg foi realizada na noite de ontem, 09, no auditório do campus I da Universidade de Gurupi – UnirG, que sedia o evento. Nesta edição o evento está sendo realizado exclusivamente on-line, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Entre os presentes estavam representantes da Universidade de Gurupi – UnirG, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins, Governo do Estado, Prefeitura de Gurupi e parceiros do evento.

A reitora da UnirG, Drª Sara Falcão, ressaltou o quanto a tecnologia tem sido aliada durante o período da pandemia. “Como anfitriã, estamos nos sentindo extremamente lisonjeada por termos que fazer um evento totalmente on-line. Já temos mais de seis mil inscritos, quatro países e 20 estados brasileiros. Isso demonstra um grande ganho, principalmente, para o reconhecimento do Programa InovaGurupi e para a UnirG que está promovendo palestras, minicursos e atividades nas diversas áreas. Esse é um momento de enriquecimento para a comunidade acadêmica. A pandemia nos ensinou muitas coisas, entre elas, viver em um mundo tecnológico”, disse.

O prefeito Laurez Moreira, destacou a importância do incentivo do município a projetos de ciência e tecnologia. “Cada ano tem aumentado a participação das pessoas, graças ao trabalho árduo de todos os envolvidos. Gurupi tem colhido bons frutos deste trabalho voltado para a ciência e tecnologia. Foi uma semente bem plantada e tenho certeza que cada vez mais as pessoas compreenderão a importância de investir nessas áreas. Esse é o caminho para a construção de uma sociedade desenvolvida e próspera”, afirmou.

Após a cerimônia, houve a palestra ministrada pelo Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, que abordou sobre “O desafio de fortalecer o ecossistema de inovação a partir da oportunidade do bioma amazônico”.

SictegOn

O evento este ano traz o tema “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”. Durante a programação da SictegOn irão ocorrer palestras, workshops, minicursos, mesa redonda, desafio de game, campeonatos de LOL e Minecraft, apresentação de trabalhos acadêmicos, além de apresentações dos alunos da Casa de Cultura da UnirG.

O evento é exclusivamente online e as atividades seguem até amanhã, 30. Para participar basta inscrever-se gratuitamente no site https://sictegon.unirg.edu.br/.