Começa a SictegOn 2020

28 de Outubro de 2020

Em um ambiente virtual inovador teve início na manhã de hoje, 28, a Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (SictegOn). Os participantes puderam assistir a palestras em diferentes áreas, entre outras atividades. O evento é 100% on-line e segue até a próxima sexta-feira, 30. A programação completa pode ser acessada no site www.sictegon.com.br

Uma das primeiras palestras foi direcionada a profissionais e acadêmicos de Odontologia, com o tema “Planejamento Virtual da Cirurgia Ortognática dos pacientes com deformidades da face”, proferida pelo Dr. José Nazareno Gil, docente da Universidade Federal de Santa Catarina. A mediação foi feita pelo professor da UnirG, Me. Tales Ciryaco Morais.

Também foi realizada a palestra sobre “Dimensionamento de Fundação Profunda”, com Me. Eduardo de Castro Bittencourt, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Outro tema que estará em evidência durante a Sicteg, a Inteligência Artificial, foi o foco da palestra “Um computador é capaz de tomar decisões éticas e superar seus preconceitos? E você?”, ministrada pelo Doutor em Direito, Rômulo Valentini, e professor da Universidade Federal de Minas Gerais.

Durante a sua fala, Dr. Rômulo destacou que o escopo moderno da Inteligência Artificial é o desenvolvimento de novas ações que não sejam uma reprodução exata do comportamento humano, mas sim a partir de padrões de decisões próprios. Também falou sobre a importância do monitoramento constante durante o processo de desenvolvimento e aplicação da Inteligência Artificial para fins concretos.

Ainda pela manhã foi realizada a abertura da Semana Farmacêutica, que esse ano tem como tema central, “Ciência, Cuidado e Atualidades Farmacêuticas.

Programação

A partir das 14h estão previstas palestras e minicursos em diversas áreas, promovidas pela Universidade de Gurupi na SictegOn.

Durante a SictegOn serão realizadas cerca de 200 palestras, 50 Workshops, além de oficinas e apresentações culturais.

A Sicteg é uma ação do Programa Inova Gurupi, da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e conta com a colaboração do Governo Federal/Estadual e Sebrae, Senac, Sesi e Senai.

Leia informações sobre inscrições e emissão de certificados aos participantes da SictegOn clicando aqui