Docente da UnirG publica artigos em importantes revistas internacionais

06 de Outubro de 2020

O professor da Universidade de Gurupi, Ph.D. Fábio Pegoraro, teve dois trabalhos aprovados em publicações que são referências nas áreas de Engenharia e Sistemas Baseados em Conhecimento. São elas: Computers & Industrial Engineering, fundada em 1976,  e Knowledge-based Systems, que iniciou suas atividades em 1987, ambas com Conceito Qualis Capes A1 e Scimago Q1.   De acordo com o autor, os artigos são resultados das pesquisas desenvolvidas no curso de Doutorado e Pós-Doutorado, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).   O trabalho A support framework for decision making in emergency department Management (Um Framework de Suporte à Tomada de Decisão na Gestão de Prontos-Socorros) apresenta uma nova abordagem (Framework), que pode contribuir para estabelecer uma sistemática para o processo de tomada de decisões complexas em Prontos-socorros (PS). Os dados podem apoiar os gestores de PSs na tomada de decisões complexas eficazes. Já no artigo A hybrid model to support decision making in emergency department Management (Um modelo híbrido de suporte à tomada de decisão na gestão de prontos-socorros), Pegoraro propõe a concepção de um modelo híbrido baseado em métodos de Tomada de Decisão com Múltiplos Critérios (Multiple Criteria Decision Making - MCDM), que visa contribuir com o uso racional de recursos e reduzir a superlotação em Prontos-Socorros. Fábio Pegorado é Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e de Sistemas pela (PUCPR), Curitiba (PR), Brasil, onde também realiza pesquisas de Pós-Doutorado por meio do grupo de pesquisa em Integração, Automação e Avaliação de Sistemas cadastrado no CNPQ. Sua área de pesquisa inclui Process Mining, Discrete Event Simulation e Multiple Criteria Decision Making (MCDM) aplicados na área de saúde. Atualmente é professor nos cursos de Administração, Fisioterapia e Medicina da UnirG.