36º Cidadão Universitário: UnirG irá promover nesta quarta-feira uma live sobre Suicídio

30 de Setembro de 2020

O número de casos de suicídio registrado no país tem aumentado a cada ano. Com intuito de prevenir e reduzir esses dados, durante este mês são realizadas diversas ações sobre a campanha Setembro Amarelo. Pensando nisso, hoje, 30, às 19h, a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil – Proecae da Universidade de Gurupi - UnirG, irá promover a live de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. A transmissão será na plataforma do YouTube, no endereço Publicidade UnirG. . Com o tema Suicídio na Infância, Adolescência e Vida Adulta a live conta com a colaboração do Atendimento Educacional Especializado - Atendee, Liga Acadêmica de Psiquiatria, Liga Acadêmica de Saúde Emocional - Lase e Liga Acadêmica de Medicina Legal - Lamel. "O evento em parceria com as Ligas e o Atendee objetiva encerrar o mês de Setembro com a perspectiva de dar continuidade à campanha de prevenção por todo o ano. Também é uma forma de conscientizarmos nossa comunidade que o tema atravessa gerações e é necessário ter esse diálogo", disse o Pró-reitor de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Me. Jeann Bruno Ferreira. Para debater sobre o assunto foram convidados os Psiquiatras Dr. Ricardo Nogueira Krauser, que irá falar sobre a doença durante a fase infantil e adolescência. Já o Dr. Flávio Dias Silva abordará a fase adulta. Conforme o pró-reitor, a live foi inclusa na programação do 36º Cidadão Universitário, que esse ano está com o tema: “UnirG Solidária com a Vida”. "Apenas os acadêmicos que assistirem poderão ser certificados com 4h extracurriculares, para isso, necessitam se inscrever no link eventos e doarem 2kg de alimentos não perecíveis". A entrega de alimentos referente a transmissão poderá ser até o final do mês de outubro. "Como ainda estamos atravessando a Pandemia, muitas pessoas estão impactadas e estão em situação de vulnerabilidade, portanto é importante que todas as pessoas que assistirem a live doem pelo menos 2kg de alimentos não perecíveis. Os alimentos podem ser entregues nas coordenações de curso e na Proecae", finalizou o professor. Palestrantes - Drº. Ricardo Nogueira Krauser Psiquiatra e Psiquiatra da Infância e Adolescência titulado pela Associação Brasileira de Psiquiatria, Membro da Academia Americana de Psiquiatria da Infância e Adolescência. - Drº. Flávio Dias Silva –Psiquiatra, Professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins, coordenador do Grupo de Trabalho em Saúde Mental da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, e Fundador do capítulo da Abenepi (Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Aliadas) no Tocantins. Cidadão Universitário As arrecadações de alimentos não perecíveis e de sangue da 36ª edição do Cidadão Universitário já estão ocorrendo desde agosto. Devido a pandemia, nesta edição terão várias novidades na realização das provas e a programação se estenderá até dezembro. Ainda durante a programação do projeto haverá apresentações de artistas regionais e a arrecadação de alimentos não perecíveis. Durante as apresentações será disponibilizado, pelo Programa Mesa Brasil do Sesc, um QR Code possibilitando a arrecadação on-line. Em dezembro será ainda a Mostra Cultural da Casa de Cultura da UnirG.  As apresentações serão na plataforma do YouTube, no endereço Publicidade UnirG. Os cursos que participarem de todas as ações serão premiados com troféus, certificados e moção de aplausos on-line.