Professores de Engenharia Civil publicam artigos em revista internacional

24 de Agosto de 2020

A revista Ingeniería y Ciencias Ambientales: Investigación, desarrollo y práctica publicou dois trabalhos desenvolvidos por docentes do curso de Engenharia Civil da Universidade de Gurupi. O periódico é uma publicação conjunta da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS) e do Instituto de Engenharia da Universidade Autônoma do México (UNAM).   O artigo “Aplicação da equação de intensidade pluviométrica do município de Gurupi – Tocantins” foi escrito pelos professores Fabiano Fagundes, Julierme Siriano da Silva, Evandro Schmitt e Joel Carlos Zukowski Junior. Conforme os autores, o artigo determinou a equação de intensidade pluviométrica de Gurupi-TO e, comparando-a com a equação fornecida pelo software Plúvio 2.1 na aplicação do dimensionamento de um bueiro retangular, ficou observado que as atuais dimensões desses bueiros construídos para captação das águas pluviométricas na sub-bacia do Córrego Mutuca, não atendem ao exigido, ocorrendo a inundação do corpo estradal após dois minutos do início da chuva. Já o artigo “Análise de sistemas de tratamento de efluentes de abatedouros bovinos por Lagoas de Estabilização e por reator UASB seguido de Lagoa de Polimento” foi produzido pelos professores Alexi Teixeira Mendes e Patrick Lucas Iopp. Segundo Alesi Mendes, “o objetivo foi dimensionar e analisar a eficiência de dois sistemas de tratamento do efluente gerado por um abatedouro no estado do Tocantins, sendo o primeiro constituído pelo tradicional sistema de lagoas de estabilização e o segundo constituído por reator UASB e lagoa de polimento”. O objetivo da revista é contribuir para a geração de conhecimento, para o desenvolvimento de tecnologias e aprimoramento do desempenho profissional. Com uma abordagem multidisciplinar, a publicação abrange temas, tais como: Água Potável, Qualidade de Água, Águas Residuais, Resíduos Sólidos, Energia, Mudanças Climáticas, Saúde Ambiental, ética, legislação e política ambiental, sustentabilidade e participação social, dentre outros. A Revista é amplamente distribuída nos 32 países da América Latina e do Caribe que formam a AIDIS.