UnirG promove a Semana de Planejamento Pedagógico virtual

20 de Julho de 2020

A Semana de Planejamento Pedagógica da Universidade de Gurupi - UnirG começou de forma diferente. O encontro que ocorre em cada semestre, desta vez está sendo promovido via on-line. A Semana iniciou hoje, 20, e segue até o dia 29 de julho. . Nesta tarde, cerca de 200 pessoas, entre coordenadores de curso, professores e servidores técnico-administrativos participaram da palestra Uma trilha possível para o Ensino Remoto, ministrada pelo Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, José Motta. Na ocasião foi abordado o cenário atual da educação em formato remoto emergencial (e intencional) e os caminhos para a construção de uma trilha envolvendo Comunicação, Ferramentas, Conteúdos, Interação, Registro das Atividades e as Metodologias Ativas de Ensino. De acordo com o pró-reitor de graduação e extensão, Me. Eduardo Miranda, pela primeira vez está sendo realizado essa sequência de capacitações de forma remota, "até mesmo para que demonstre os novos tempos em que estamos vivendo. Reuniões on-line serão realizadas pelo professor José Motta, que tem muita experiência nesse tipo de metodologias. Teremos quatro encontros remotos, que nos serão apresentadas as ferramentas utilizadas, que são integradas à nossa Plataforma SEI com a do Google For Education". O professor disse ainda que, "as ferramentas darão condições de gerenciar salas de aula virtuais, elaborar provas, até controlar todo o gerenciamento necessário das turmas. Organização de aulas remotas e planejamento de oficinas também serão assuntos abordados durante a Semana". Outros dois professores também irão compor o ciclo de palestras. São eles: a PhD em Ciências da Educação em Portugal, Jussara Resende Costa Santos e o Me. em Educação, Alcides do Nascimento Moreira. Entre os temas que serão abordados terão ainda, Um ambiente virtual para a aprendizagem; Precisamos coletar dados e registrar as atividades; Ferramentas para a interação e engajamento dos alunos e Planejamento e Metodologia do ensino a distância. Além dos encontros com os palestrantes, as coordenações estarão desenvolvendo atividades com os professores de cada curso, para complementar os trabalhos dos professores. Acesse o Cronograma de capacitações 2020 2   e confira a programação completa.