Candidatos da segunda fase de Transferência e Portador de Diploma fazem prova na UnirG

19 de Julho de 2020

Na manhã de hoje, 19, os inscritos na segunda fase do processo seletivo de transferência externa, interna e portador de diploma da Universidade de Gurupi – UnirG realizaram a prova. As avaliações tiveram início às 09h e seguiram até às 12h, no campus I da Instituição. . Participaram da seleção 207 candidatos concorrendo a 10 vagas, divididas entre os cursos de Medicina e Direito/Noturno. Destas, uma é  para transferência de turno, para Direito, cinco para transferência interna e externa para Medicina e quatro para portador de diploma também para Medicina. A concorrência para Direito/Noturno foi de cinco candidatos disputando uma vaga. Para transferência de Medicina foram 12,8 candidatos por vaga e portador de diploma 3,5 por vaga. Apenas 14% dos inscritos não participaram da prova. Conforme o Presidente da Comissão Permanente de Processo Seletivo – CPPS, Me. Eduardo Fernandes de Miranda, houve a participação de candidatos de Universidades renomadas, como a USP, concorrendo a vaga. "Somos uma Instituição que recebe alunos de todo País. Tivemos um número superior de inscritos em relação ao último processo, porém alguns não foram aprovados para esta segunda fase, devido às dificuldades de enviarem a documentação exigida, que é uma fase eliminatória", falou. Assim como em todos os processos seletivos de Medicina da UnirG os candidatos passam por detectores de metais e coleta de digitais. Além disso, houve a preocupação com a preservação da saúde dos participantes, conforme orientações do Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi. "Fomos questionados pelo Ministério Público Estadual em relação a prova ser presencial, mas apresentamos nosso protocolo com as medidas de segurança adotadas. O Comitê Gestor Municipal também teve conhecimento desse documento e foi sugerida a presença dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Eles realizaram a barreira sanitária na entrada da Instituição, medindo a temperatura corporal, fiscalizaram os procedimentos de distanciamento e o uso do álcool em gel e de máscaras", falou. Em processos anteriores, havia cerca de 50 candidatos por sala, neste são permitidos, no máximo, 10 pessoas. "Optamos em fazer a seleção presencial porque garantimos a segurança dos candidatos, e ainda a inclusão dos inscritos como portadores de diploma pois, em sua maioria, não realiza a prova do Enem", explicou Miranda. Candidatos O candidato César Luís Santos Filho é fisioterapeuta, morador de Lagoa da Confusão e já disputou algumas vezes como portador de diploma na UnirG. "Atualmente estudo Enfermagem em outra Instituição e dessa vez resolvi tentar a transferência para Medicina, porque acredito que seja melhor para meu futuro", declarou. Para o inscrito como portador de diploma, Cid Almeida de Lima, de Uberaba (MG), biomédico com mestrado e doutorado, a tentativa é a realização de um sonho antigo. "Sempre quis estudar Medicina e o valor da mensalidade ser acessível foi um dos atrativos para que eu disputasse a vaga. Nunca tentei em nenhuma outra Instituição pelo custo ser mais elevado e nas federais por eu ter concluído o ensino médio há 15 anos. Sou professor na UFTM, fiz biologia devido as condições financeiras da época e hoje estou mais preparado para disputar a vaga. Me senti seguro em relação aos cuidados realizado aqui contra a Covid-19 e agora é torcer para que eu consiga alcançar meu objetivo", concluiu. O gabarito preliminar está disponível em www.unirg.edu.br/vestibular/ e o resultado final está previsto para ser divulgado dia 29. A matrícula deverá ser realizada nos dias 30 e 31 de julho. (Fotos: Rogério Miranda – Jornalista)