Campeões da 35ª edição do Cidadão Universitário são premiados

04 de Junho de 2020

Na manhã de hoje, 04, foi realizada a entrega dos prêmios aos vencedores da 35ª edição do projeto Cidadão Universitário. O curso de Engenharia Civil foi o campeão, seguido de Enfermagem e Direito. A solenidade oficial ocorreu na sala da reitora, no campus I da Instituição. . Representantes da equipe vencedora receberam como prêmio, um notebook no valor de R$ 2 mil. Centenas de famílias serão beneficiadas pelas doações. O Cidadão foi promovido entre os dias 17 de fevereiro à 15 de março. “A premiação é resultado da soma de esforços de todos que colaboram para a execução do projeto, que engajaram nas provas esportivas e na arrecadação de donativos para ajudar ao próximo. No curso de engenharia, professores e alunos foram protagonistas em abraçar a causa social", disse o assessor pedagógico da UnirG, professor Jean Ferreira. O professor destacou ainda que, "todo o projeto aconteceu antes da proliferação do coronavírus. Além das famílias da comunidade externa que foram beneficiadas, a universidade pôde ajudar os próprios alunos que foram impactados diretamente pela pandemia. Mais de cem famílias de alunos receberam cestas básicas e álcool gel”, completou. O coordenador de Engenharia Civil, Antonio Vasconcelos, agradeceu o empenho e dedicação de todos os envolvidos. "Mesmo em meio à pandemia alunos e professores do nosso curso de Engenharia Civil estiveram sempre empenhados em promover ações sociais, em prol do município e da Instituição. Agradecemos toda a dedicação e apreço, a cada dia. Nosso curso vem ganhando mais e mais reconhecimento e é com muito orgulho que anunciamos". Para a reitora, Ma. Sara Falcão, o momento de premiação é inspirador e gratificante para a UnirG, pois demonstra que os alunos sempre estão engajados nas provas solidárias que são propostas pelo Cidadão. Para a reitora, Ma. Sara Falcão, o momento de premiação é inspirador e gratificante para a UnirG, pois demonstra que os alunos sempre estão engajados nas provas solidárias que são propostas pelo Cidadão. "Me sinto orgulhosa por participar dessa premiação, pois são ações como estas que nos inspiram em poder ajudar tantas famílias que estão passando por dificuldades, principalmente, nesse momento delicado da pandemia. Há mais de 17 anos que nos dedicamos a essa causa tão nobre contando com a participação de toda a comunidade acadêmica e gurupiense. Parabéns a todos envolvidos", finalizou a reitora. A distribuição dos donativos para as entidades beneficentes já está sendo realizada pelo Mesa Brasil, projeto social do Sesc e parceiro da Instituição. Arrecadação Nesta edição foram arrecadadas mais de sete toneladas de alimentos. O projeto recebeu 113 bolsas de sangue, 254 cadastros de medula óssea, além de 63 brinquedos para a Brinquedoteca da UnirG. O Cidadão arrecadou ainda 950 peças de roupas para o Bazar do Amor , em Gurupi, que foi criado com o propósito de contribuir com a construção do Hospital do Amor, em Palmas, para prevenção e tratamento de câncer. O Cidadão Universitário foi criado há 17 anos, pioneiro no Tocantins, e substitui o trote violento por integração e solidariedade. A Organização Jaime Câmara, Rádio Araguaia FM, Sesi, 4º Batalhão da Policia Militar de Gururpi, Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal de Gurupi, Mesa Brasil/Sesc e Núcleo de Hemoterapia são os parceiros do Cidadão. A realização é da Reitoria, por meio da Pró-reitoria de Graduação e Extensão.