UnirG celebra acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Goiás

21 de Maio de 2020

A Fundação UnirG e a Universidade de Gurupi - UnirG, firmaram parceria com a Secretaria da Segurança Pública de Goiás – SSP, por meio da Superintendência de Polícia Técnico-Científica de Goiânia - SPTC. A finalidade do novo convênio é de expandir o desenvolvimento do ensino superior, da extensão e da pesquisa com a oferta de peças orgânicas para os cursos da saúde da Instituição. A assinatura do Termo de Cooperação ocorreu no último dia 30 de abril. . O documento foi assinado pelo secretário da segurança pública, Rodney Rocha Miranda, pelo presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, pelo procurador de estado e chefe da advocacia da SSP, Paulo André Teixeira Hurbano e ainda pelo superintendente da SPTC, Marcos Egberto Brasil de Melo. Conforme a reitora, o intuito da parceria é aumentar ainda mais a possibilidade de melhorias dos estudos ofertados aos acadêmicos, fornecendo cadáveres e peças anatômicas orgânicas, e assim, atender às demandas dos cursos da Instituição. "Este é mais um convênio de ampla relevância que firmamos. Desta vez, foi pela superintendência de Goiás, que irá nos fornecer peças para darmos melhores condições para os laboratórios anatômicos e, consequentemente, a elevar a qualidade de ensino dos nossos acadêmicos. Com isso, estamos renovando o fornecimento de nossas peças", disse Sara Falcão. Em março deste ano, a UnirG também firmou convênio com a SSP do Tocantins. Além de peças anatômicas orgânicas os estudantes têm novos postos de estágios no IML, em Gurupi. Segundo o presidente da Fundação UnirG, esse convênio foi feito para atender os anseios dos cursos da área da saúde, que necessitam desse tipo de material de origem humana para realizar os estudos. "Embora tenhamos um excelente convênio com a SSP do Tocantins, há um certa dificuldade do fornecimento desse tipo de material, não suprindo nossa necessidade. As peças são adquiridas por indigentes e aqui não temos muitas pessoas nessa condição. A parceria com Goiás veio em um momento oportuno e com certeza trará muitos benefícios". Benfica completou ainda que, "assim que terminar de formalizar o plano de trabalho, já teremos o material disponível que trará um novo impulso para a aprendizagem dos acadêmicos", disse. De acordo com o superintendente da Polícia Técnico-Científica, a parceria possibilitará a realização de pesquisas científicas, descobertas de novas técnicas e métodos que podem auxiliar tanto na formação dos alunos como na produção de provas periciais, maior eficiência ao serviço de investigação policial e conciliando ao mesmo tempo, ensino, pesquisa e extensão. "Dessa forma, o convênio é um marco importante para as instituições que, a partir de então, trabalham juntas na produção do conhecimento e desenvolvimento da ciência e da humanidade", ressaltou Marcos Egberto Brasil de Melo. As tratativas com a SSP/GO contou ainda com a participação do professor de Anatomia Humana da Instituição, Eros Silva Cláudio e do gerente administrativo da UnirG, Thiago Henrique Nascimento. Os termos de cooperações firmados com Tocantins e Goiás terão validade até 2025, com possibilidades de serem prorrogados, contados a partir da data de assinatura, caso haja interesse em ambas as partes.