UnirG é uma das parceiras do projeto que busca soluções para à educação em tempos de pandemia

07 de Maio de 2020

A Universidade de Gurupi - UnirG, em parceira com IFTO, UFT, Unitins e Senai, é uma das apoiadoras do Ideathon Online: Desafios da Educação em tempos de Covid-19, promovido pelo Inova Gurupi da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. O evento está com o último dia de inscrições abertas, 07, e será realizado nos próximos dias 08 e 09. . Nesta edição, o intuito do projeto é aumentar o engajamento e voluntariado da sociedade e dos empresários e criar meios para minimizar o impacto que a atual pandemia tem causado na educação gurupiense gerada pela Covid-19. Os participantes devem apresentar soluções para os problemas do segmento empresarial, creches, escolas do ensino fundamental e médio, de música e de línguas. Além disso, os idealizadores do desafio consideraram as angústias e sentimentos negativos consequentes dos impactos da pandemia, e por isso pensaram em realizar o evento on-line para que os participantes possa ser ainda mais produtivos, mantenham-se ocupadas, gerem um bom nível de interações virtuais e contribuam para reduzir os efeitos negativos do momento. Segundo a coordenadora do Inova Gurupi, professora Adriana Terra, os motivos que levaram a realização do evento foram a suspensão das aulas presenciais para reduzir a propagação da Covid-19. A situação gerou necessidades específicas para instituições de ensino da rede privada. "Pretendemos propor soluções para essas necessidades é uma ação de Política Pública que visa coletar respostas sobre esta problemática a partir de uma importante gama de ferramentas digitais, que pode ser utilizada pelos inscritos no evento", disse a professora. As temáticas serão abordadas em várias dimensões: econômica, técnica, política e humana. A expectativa é de que as idéias possam ser implementadas imediatamente pelos gestores das escolas do setor privado. "Será uma experiência de empreendedorismo completamente online voltada para o setor educacional de Gurupi, além de promover soluções para esse setor, irá premiar as três melhores ideias", completou Terra. Para a gerente geral do Sebrae, Paula Alencar, o desafio irá ajudar as pessoas que estão ociosas em casa e, além disso, o alimento arrecadado irá para pessoas carentes. “O evento surgiu da possibilidade de nos colocarmos a disposição com ferramentas para ajudar os empresários que mais tem sofrido com a pandemia. Escolhemos a educação devido os prejuízos causados pelas escolas estarem totalmente fechadas" Inscrição Para participar é necessário formar equipe de no mínimo duas pessoas e máximo cinco. A inscrição será apenas pela doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, exceto arroz. Os alimentos deverão ser entregues no Sebrae, na data que será definida pela organização. Toda a população gurupiense pode participar. O participante receberá certificado de 32h. "O Ideathon é um brainstorming de ideias que as pessoas vão apresentar as melhores soluções para esse tipo de negócio. Espero que possamos colaborar com as empresas e, consequentemente, com nosso município. Além disso o alimento arrecadado irá ajudar famílias carentes cadastradas no Mesa Brasil”, declarou Paula Alencar. As ideias deverão ser apresentadas ao final do Ideathon em forma de projeto para avaliação e posterior premiação. O vencedor será premiado com a quantia de R$ 2 mil reais, o segundo quatro Mibands e o terceiro colocado receberá quatro fones Airdots, para cada pessoa da equipe. Inscrições e outras informações acesse o Regulamento Idheaton disponível aqui.    (Com a colaboração da Secom/Gurupi)