UnirG antecipa colação de grau e novos profissionais podem atuar no combate à Covid-19

24 de Abril de 2020

Em decorrência do atual estado de calamidade na saúde pública ocasionado pelo crescente número de casos da Covid-19, a reitoria da Universidade de Gurupi autorizou a colação de grau antecipada dos acadêmicos do último período dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia da Instituição. O ato foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-TO). Cerca de 45 médicos já receberam a outorga de grau nesse mês, em solenidades realizadas por meio de videoconferência e presenciais. A antecipação apenas é permitida para estudantes que tenham cumprido, no mínimo, 75% da carga horária do internato e/ou do estágio curricular obrigatório. O cumprimento integral de todos os componentes curriculares dos semestres anteriores também é um dos requisitos. “A antecipação de colação de grau atende um princípio essencial desta Instituição, que é o compromisso e a responsabilidade social. Essa é uma ação voltada para a melhoria do bem-estar da comunidade, sobretudo neste momento tão frágil enfrentado pela saúde pública’’, explica a reitora da UnirG, Ma. Sara Falcão. Ainda segundo ela, a maioria dos alunos desses cursos, quando matriculados no último período, já devem ter integralizado mais de 90% da carga horária do internato ou estágio curricular obrigatório. “Conforme os órgãos educacionais superiores esses acadêmicos podem ser inseridos no mercado de trabalho para contribuir com o sistema de saúde, atuando na linha de frente no enfrentamento à pandemia”, completou. O acadêmico interessado em antecipar a colação de grau deverá apresentar requerimento junto a Central de atendimento da Universidade, visto que o pedido deve ser enviado para deliberação do Conselho Estadual de Educação/CEE-TO. Após a autorização do Conselho, a data da colação de grau será marcada, seguindo o protocolo e as recomendações dos principais órgãos de saúde e do Governo. Novos Médicos Em 8 de abril, cerca de 30 acadêmicos colaram grau durante uma solenidade que ocorreu por meio de videoconferência, permitida por decisão judicial, com base em Medida Provisória do Governo Federal nº 934 de 1º de abril de 2020. Na última segunda-feira, 20, outros estudantes colaram grau, em uma cerimônia administrativa realizada no campus I da Instituição. “É um momento muito importante, apesar de não termos todos os nossos familiares presentes devido as restrições pela pandemia do novo coronavírus. Mesmo assim é gratificante porque esse é o primeiro passo real para a construção do sonho de ser médico", disse a formanda Katienne Marcelino. "Agradeço a Instituição pelo apoio, pela antecipação da colação de grau, por ter nos proporcionado as condições para que estivéssemos aptos a atuar como médicos em um momento em que muitas pessoas estão precisando de assistência”, finalizou Katienne. Coronavírus Até ontem, 23, mais de 3.313 pessoas haviam morrido em decorrência da Covid-19, e o País já contava com 49.492 casos confirmados, segundo o Ministério da Saúde.