Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Brinquedista dá dicas sobre como aproveitar o tempo com as crianças durante a quarentena


07 de Abril de 2020



Com a suspensão das atividades escolares em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, muitas famílias estão tendo a oportunidade de passar mais tempo em casa. Esses momentos podem ser vivenciados de uma maneira agradável, lúdica e educativa, a partir do planejamento de atividades que envolvam crianças e adultos em atividades criativas. A brinquedista e professora do curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi e Mestra em Educação, Edna Pinho, explica que a melhor forma de aproveitar o tempo com as crianças é a partir de uma rotina bem definida, que esteja organizada em cinco momentos, conforme a idade e as condições de cada criança. São elas: 1- Momento de interação com cotidiano das tarefas da casa / domésticas: arrumar a própria cama, guardar os brinquedos, ajudar em pequenas tarefas na cozinha, etc; 2- Momento lúdico com ou sem interação de outra criança ou de adulto: pintura, colagem, desenho, montagem de brinquedos, leitura, quebra cabeça, brincadeiras de imaginação (carrinho, bonecas, casinha), brinquedos de construção; 3- Momento livre individual ou coletivo: brincadeiras de pátio, andar de bicicleta, balanço, brincadeiras com bola, banho de piscina, brincar com animal de estimação, etc. 4- Momento da família: assistir filme, jogos de tabuleiro, quebra cabeça, contação de histórias, cozinhar juntos, fazer massinha caseira, noite do pijama, acampamento no quintal, jogos de mimicas e adivinhações; 5- Momento do descanso: horário de dormir ou descansar durante o dia, preferencialmente num cantinho organizado com almofadas, livros de histórias, bichinhos de pelúcia ou um brinquedo que a criança gosta como bonecas e bonecos.  A especialista ressalta que essas atividades podem ter horários flexíveis, no entanto, os horários das refeições, de descanso e da higiene pessoal devem preservados e respeitados. Muito mais do que apenas um passatempo, a brincadeira tem um importante papel no  desenvolvimento das crianças e na interação entre pais e filhos. “É o recurso que a criança usa para entender e interpretar o mundo. Ao brincar a criança manifesta suas dúvidas, suas percepções  e absorve o conhecimento do que está ao seu redor. A brincadeira auxilia de forma direta no desenvolvimento motor, cognitivo, psicológico e social da criança”, destaca Edna Pinho. Ela complementa afirmando que, quando realizada entre pais e filhos, a brincadeira potencializa a socialização da criança e fortalece os laços de confiança e afetividade entre eles.  “Ao brincar com os filhos, os pais incentivam a espontaneidade, a alegria, o cultivo do diálogo, e ajudam na expressão de sentimentos e valores”, pontua. Para auxiliar os pais na escolha das brincadeiras, a professora dá algumas dicas: Idade: De 0 a 2 anos -  brincar com o corpo Atividades: Rolar, Engatinhar, Andar, Subir/descer, Bater, Puxar/empurrar, Empilhar, Colocar/tirar Dica: Uma caixa ou cesto com objetos coloridos como chocalhos, bonecos, legos  para contato direto com objetos. Idade:  02 a 04 anos – brincar de faz de conta Brincar livre de boneca, carrinho, casinha, desenho e pintura, modelagem com massa, imitação, encenação. Dica : tenha em casa: 01 caixa com objetos cotidianos higienizados não cortantes ou perfurantes,  como: roupas usadas, utensílios domésticos  como copos, pratos, objetos de cozinha de plástico, sapatos usados Um cantinho para  desenho e pintura Uma casinha ou tenda com colchonetes e almofadas Brinquedos que desenvolve a imaginação e a linguagem: carrinhos, animais , bonecos, Idade:  04 a 06 anos – jogos de construção Brincadeiras e brinquedos que estimulam  a imaginação , criatividade  e a livre construção Dica :  caixa com legos,  brinquedos de empilhar, organizar, sequenciar, de encaixar. Tenha em casa: uma caixa com diferentes tipos de potes reutilizados que a criança possa empilhar por tamanho/ cores/ altura, emparelhar, encaixar um dentro do outro. Uma boa aquisição são brinquedos com peças de madeira de reflorestamento. Idade:  06 a 11 anos – jogos de regras Brincadeiras e brinquedos que estimulam  atenção,  concentração, superação e respeito as regras, a coletividade e coperação Dica :  adquira ou construa Jogos de cartas como Uno, Doble, charadas, memória, baralhos educativos e outros;  jogos de tabuleiro como xadrez, dominó, dama,  jogos de cooperação, jogos eletrônicos.              





UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais