UnirG comemora neste sábado 35 anos de história

15 de Fevereiro de 2020

A Universidade de Gurupi - UnirG, pioneira no estado do Tocantins, celebra neste sábado, 15,  35 anos de existência. E para festejar esse momento tão importante na  história dos gurupienses, os alunos, os servidores e os professores da Instituição participaram das comemorações.  Na tarde de hoje, 14, os gestores aproveitaram o momento e acompanharam  o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, para mostrar as obras das reformas que estão sendo realizadas nos campi 1 e 2. . Entre os presentes estavam o presidente da Fundação UnirG, Thiago Lopes Benfica, a reitora Ma. Sara Falcão, o secretário municipal de saúde, Gutierrez Torquarto, o defensor público, Kita Maciel, além dos pró-reitores, alunos, professores, coordenadores e servidores da Instituição. A visitação iniciou no campus 2, onde pôde-se constatar as mudanças que estão sendo feitas no local, como: ampliações de salas de aula, novo espaço para a biblioteca e para a coordenação de Medicina. Em seguida, todos foram até o campus 1, para assistir a apresentação das alunas do balé da Casa de Cultura da UnirG, ao som do Hino Nacional. Os professores Jhonatan Ferreira e o maestro Moisés Neto também se apresentaram. De acordo com o presidente, esse é o momento muito importante para a UnirG."Os últimos dois anos foram essenciais para que hoje conseguíssemos comemorar essa data, pois neste ano nos consolidamos como Universidade. Serão entregues as reformas dos campi e a expansão do novo pólo em Paraíso do Tocantins, que está bem próxima de acontecer", disse Benfica. O presidente disse ainda que "serão implantadas novidades, principalmente, nos cursos da saúde com a instalação do sistema de simulação realística. Estamos modernizando nossos cursos para oferecer melhor qualidade aos nossos alunos", completou. Para a reitora, muito se fez e ainda irá ser feito para o desenvolvimento da Instituição como Universidade. "Estamos crescendo não somente com a infraestrutura, mas acima de tudo, sempre preocupados com a qualidade de ensino que oferecemos. Para isso, aumentamos nosso corpo docente com a realização do concurso público, criamos o novo curso de Estética e Cosmética e ainda pretendemos trazer para Gurupi o curso de Medicina Veterinária", disse. Sara Falcão também lembrou sobre a expansão da Universidade para outras cidades do Estado. "Estamos em um momento crucial de implantação em Paraíso do Tocantins. Estratégias estão sendo planejadas para melhorias em todos os cursos de Gurupi, visando sempre a excelência. Pretendemos preservar o ensino de qualidade, afinal ao longo desses 35 anos, colocamos no mercado de trabalho profissionais renomados que estão atuando como professores da USP, em Instituições federais e até em hospitais públicos de todo o Brasil", falou a reitora. Conforme Laurez Moreira, a data é um marco importante não só para a UnirG, como também para a Educação do Tocantins. "Foi a primeira Instituição de Ensino Superior do Estado, que vem oferecendo uma excelente prestação de serviço. Estou muito feliz em perceber os avanços que estão acontecendo durante a minha gestão. Assumimos em um momento difícil, pois temos concorrência pesada do ensino a distância, novas instituições que surgiram ao longo dos anos, porém mesmo assim, Graças a Deus conseguimos avançar", avaliou. O prefeito falou ainda que a prioridade de sua gestão foi exigir que os débitos antigos fossem sanados e que se fizesse investimentos importantes na infraestrutura para dar condições de trabalho aos professores e servidores, com melhor espaço para os alunos. "Tínhamos vergonha de ver por tantos anos, milhões em dinheiro desperdiçados numa obra inacabada. Agora o objetivo é de expandir a UnirG para fortalecer esse novo momento.  Nesses 35 anos foram ofertados ao mercado de trabalho profissionais de todas as áreas de atuação, dentro e fora do estado. Muitos deles são destaques por prestarem serviço de qualidade. Eu tenho o prazer em ter uma administração municipal, que é referência para o país, tendo a maioria dos gestores formados na UnirG. Isso prova a relevância da qualidade do serviço prestado pela Instituição na formação de pessoas". O encerramento da visita foi marcado pela apresentação da Bateria Carrasca do curso de Medicina. Em seguida, cantou-se os parabéns e foi servido um bolo de cinco metros em comemoração a data, confeccionado por alunos, e assim pontuando na primeira prova da 35ª edição do Projeto Cidadão Universitário.