Os cursos de Educação Física, Letras e Pedagogia da Universidade de Gurupi – UnirG promoveram na noite da última segunda-feira, 16, o Seminário Residência Pedagógica. O evento foi realizado no campus I da Instituição.
O objetivo foi apresentar os resultados dos trabalhos realizados pelos acadêmicos, em 2019, nas escolas parceiras do Programa Residência Pedagógica, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A Residência Pedagógica é um programa que tem como proposta a formação de professores. Propõe que os professores residentes frequentem as escolas da educação básica, nas quais eles realizem atividades teórico-metodológicas, fundamentados no conceito de “imersão” e parceria nas atividades práticas entre diferentes instituições.
De acordo com o Coordenador Institucional, Dr. Marllos Peres de Melo, o seminário foi um momento de aperfeiçoamento da formação prática dos estudantes. “Os espectadores puderam conferir as atividades realizadas pelos alunos durantes o período de residência. O Programa contribuiu para o aperfeiçoamento da formação dos bolsistas e voluntários (acadêmicos da UnirG), e ainda para melhoria da qualidade da educação nas escolas envolvidas, uma vez que a Residência Pedagógica promoveu a imersão dos licenciandos nas escolas de educação básica.”
A orientação é realizada pelas professoras Ma. Maria Leci Bessa Mattos (curso de Pedagogia) e Ma. Maria Wellitania de Oliveira (Curso de Letras).
“O Projeto está sendo concluindo em janeiro de 2020. Doze acadêmicos de Pedagogia receberam as bolsas no valor de R$ 400 mensais e desenvolveram as atividades durante 18 meses. Essa imersão contemplou, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica (pelo acadêmico residente), acompanhadas por uma professora da escola com experiência na área de licenciatura em Pedagogia (o preceptor) e orientada por uma docente da UnirG.“Foi uma ótima oportunidade de envolvimento dos estudantes com o campo de trabalho, ampliando assim a teoria e a prática.” Para a professora Maria Leci Bessa Mattos
Segundo a Profa. Maria Wellitania de Oliveira, “o programa Residência Pedagógica veio aproximar a formação acadêmica, dos cursos de licenciatura, das reais demandas do ensino público. Os resultados apresentados neste Seminário foram satisfatórios, pois os licenciandos têm demonstrado desempenho e motivação compatível com a proposta do Programa.”
De acordo com o Prof. Jackson Carlos da Silva, “O Seminário Residência Pedagógica veio consolidar a política de valorização do professor e deixou claro o quanto esse Programa tem contribuído para o desenvolvimento da prática professoral, além de destacar a importância dessa bolsa para a permanência dos acadêmicos nos cursos de licenciatura. Realmente foi uma grata surpresa poder compartilhar dos resultados desse Programa. A parceria da universidade com a escola pública é enriquecedora para ambas as partes.”
As atividades foram desenvolvidas por meio de dois subprojetos em quatro escolas de Gurupi, em regime de colaboração com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. São eles:
-Subprojeto Pedagogia e Letras: Alfabetização e Letramento na Educação Básica
Escola Municipal Prof. Joel Ferreira Soares
Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho
Centro de Ensino Médio de Gurupi
-Subprojeto: As práticas corporais como instrumento de formação humana a partir da Educação Física
Escola Militar do Tocantins Costa e Silva
Centro de Ensino Médio de Gurupi