Dança e Artes Plásticas abrem a Mostra da Casa de Cultura da UnirG

05 de Dezembro de 2019

Milhares de pessoas prestigiaram ontem, 04, a primeira noite da Mostra Cultural da Casa de Cultura da UnirG, no Centro de Convenções Mauro Cunha. O espetáculo de dança “Brasil vou dançar-te em teus versos” e a exposição de artes plásticas “Mirando Miró” encantaram o público presente.   O evento é parte da programação da Semana Cultural da Universidade. A reitora da Instituição, Ma. Sara Falcão, ressalta que a cultura precisa ser ainda mais presente no cotidiano da comunidade acadêmica. “Esse ano instituímos a Semana Cultural, que reuniu diferentes atividades dos nossos cursos. É um avanço, e queremos estimular ainda mais os projetos dessa natureza na Instituição e levar para todo o Estado qualidade das nossas produções na área da cultura”, disse. Esse ano a Mostra foi realizada em um local diferente, facilitando o acesso da população ao evento. “Trouxemos o evento para o Centro da cidade, o que permitiu a comunidade participar ainda mais. Vimos que foi um sucesso, o público presente superou as edições anteriores. Isso significa que a população prestigia a cultura produzida na UnirG”, destacou o presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica. O Brasil foi homenageado nas apresentações do ballet. A cada número, o forró, o sertanejo, a dança indígena e outros ritmos representaram as regiões brasileiras. A pequena Ana Laura de Carvalho, de cinco anos de idade, compôs o grupo das bailarinas que se caracterizou com roupas indígenas. “Ela gosta muito dessas atividades, mesmo sendo a primeira vez que se apresenta publicamente não ficou tímida. Estou muito satisfeita com o acolhimento ao longo do ano e do trabalho da Casa de Cultura, foi um lindo espetáculo”, disse Lara Ponce, madrinha da Ana Laura. Nas artes plásticas, o artista Juan Miró foi o destaque, com 29 releituras de telas do grande pintor espanhol. As obras foram desenvolvidas pelos próprios alunos, na técnica acrílico sobre tela, e expostas na praça e no coreto do Centro de Convenções. A supervisão é do professor Henrique Viegas. Patrícia Melo, mãe de Thiago Barbosa, aluno de pintura, não esconde o orgulho que tem do desenvolvimento do seu filho ao ver uma tela produzida por ele exposta na Mostra. “É maravilhoso ver que esses jovens estão em uma atividade saudável, educativa. Meu filho passou a ser muito mais sociável, extrovertido, mais ativo, depois que ingressou na Casa de Cultura. É um ótimo trabalho que é feito lá, e merece todo nosso apoio”, disse.  A gestora da Casa de Cultura, Adriana Rabelo, explica que a Mostra Cultural é resultado de um intenso trabalho realizado ao longo de um ano. “A dança envolve a preparação de figurino, coreografias, ensaios. No caso das artes plásticas, as técnicas são desenvolvidas com os alunos para que eles construam os próprios trabalhos. Na música, também existe um amplo trabalho dos professores com os estudantes para que a comunidade tenha sempre um excelente espetáculo”, frisou. Hoje, 05, segue a exposição Mirando Miró, juntamente com o Recital dos alunos de piano e teclado, que terá a presença de músicos convidados, sob a supervisão do professor Moisés Ribeiro.