Enfermagem desenvolve ação do Novembro Azul para servidores da UnirG

26 de Novembro de 2019

Uma atividade promovida pelo curso de Enfermagem na tarde desta segunda-feira, 25, conscientizou os servidores técnico-administrativos da Universidade de Gurupi – UnirG sobre os cuidados essenciais com a saúde para prevenir o câncer de próstata e outras doenças. A ação fez parte da campanha do Novembro Azul e contou com a colaboração da Liga Acadêmica de Saúde da Família (LASF).   Aproximadamente 30 servidores participaram da palestra no auditório do Centro Administrativo. “Assim como nós fizemos o Outubro Rosa para as mulheres, estamos promovendo o Novembro Azul para os homens, porque é necessário pensar na prevenção em Saúde. Afinal, precisamos estar sadios para continuar trabalhando e fazendo da UnirG uma Universidade melhor”, explicou a coordenadora do curso, professora mestra Denise Soares de Alcântara.   O palestrante Calebe José da Cruz, enfermeiro egresso da UnirG e coordenador da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque das Acácias, alertou para a importância do cuidado com a saúde em qualquer idade, da realização anual do exame antígeno prostático específico, conhecido como PSA, a partir dos 35 anos de idade e do exame de toque dos 40 anos em diante para a detecção de qualquer alteração na próstata, seja ela uma inflamação ou o próprio câncer.   “É interessante o exame de PSA, pois ele pega não apenas alterações na próstata com relação ao câncer, mas também detecta inflamações. Esse exame não é suficiente, existe a necessidade de complementarmos com o toque também. Existe uma alta incidência de homens com essa doença depois dos cinquenta anos de idade. Se ela for diagnosticada precocemente pode ser tratada e curada”, ressaltou o enfermeiro.   A multiplicação de informação é uma ferramenta fundamental para a conscientização dos homens na busca por ajuda. “Cada servidor que participou da palestra acredito que será um disseminador de informação para a população. Esclarecendo as dúvidas aqui de como agir e de quando se deve procurar a ajuda médica nós podemos alcançar resultados positivos e promover uma saúde melhor”, finalizou Calebe José da Cruz.   Entre as patologias em que os homens são mais acometidos, o enfermeiro advertiu sobre problemas intestinais e a sífilis – doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, que pode levar à morte se não tratada a tempo. Segundo ele, o tratamento é realizado por meio de doses de benzetacil, de acordo com a fase de contaminação e, em caso de gravidez, é preciso tratar intensivamente nos três primeiros meses de gestação, senão há enormes chances de o bebê nascer com algum tipo de deficiência física e/ou mental.   Mônica Moreira Miranda, acadêmica do 8º período de Enfermagem e diretora de extensão da LASF, esteve envolvida na ação compartilhando alguns conhecimentos científicos adquiridos em sala de aula aos servidores. “Esses momentos são importantes para complementar a nossa formação acadêmica. Os homens precisam conhecer mais. A partir do momento em que participamos dessas atividades, nós ensinamos e aprendemos juntos com eles”, pontuou.   De acordo com o gerente administrativo da UnirG, Thiago Henrique Nascimento Costa, o evento é uma novidade e precisa ser repetido mais vezes. “Já é da nossa natureza, às vezes, não nos cuidarmos, por si só, enquanto homens. Esse trabalho de conscientização é relevante para nós de forma que podemos, a partir de agora, saber como nos cuidar mais, prevenir, entender melhor quais são as doenças que mais atingem os homens”, disse.   No final do evento foram distribuídas algumas lembrancinhas aos servidores que, em seguida, participaram de um coffee break disponibilizado pela Fundação UnirG.   Novembro Azul   O Novembro Azul é uma campanha mundial de conscientização voltada ao público masculino para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.   Mas a patologia não é somente genética. Pode nascer por causa de maus hábitos e costumes durante a vida, como o de segurar insistentemente a urina na bexiga. Além disso, fatores ambientais também corroboram para o surgimento dessa doença, pois as pessoas estão inseridas em vários ambientes com suas famílias. Por isso, existe a necessidade da realização do exame de toque retal que é rápido e indolor. E pode salvar vidas.   A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.   Para realizar os exames, o homem deve procurar o atendimento da UBS mais próxima da sua casa em Gurupi, não somente em novembro, mas em qualquer ocasião durante todo o ano. Ele será direcionado para uma sala de enfermagem, onde passará por uma consulta prévia. Serão analisadas as queixas do paciente, o que está sentindo e se há a necessidade de consulta imediata ou por meio de agendamento, conforme a gravidade do problema.   Cartão do SUS O coordenador da UBS Parque das Acácias esclareceu, também, sobre a necessidade de as pessoas manterem os seus endereços de residência atualizados no sistema de gerência do Cartão do SUS, tanto para a obtenção de recursos financeiros junto ao Governo Federal, quanto para a eficácia do atendimento a todos que procurarem as unidades de Gurupi, principalmente pelo fato do SUS já ser gerido com recursos mínimos. (*)

*Com informações do site https://www.accamargo.org.br/ e https://www.cancer.org.br/

(George Henrique Borges - acadêmico de Jornalismo)