Acadêmicos de Direito participam de congresso internacional sobre Direitos Humanos

11 de Novembro de 2019

Cerca de 20 estudantes de Direito e membros da Liga Acadêmica de Direitos Humanos (LADH), da Universidade de Gurupi – UnirG, participaram entre 6 e 8 deste mês, do Congresso Internacional em Direitos Humanos, em Palmas/TO.   O evento foi organizado pelo Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos e realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ/TO), por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT).   “Experiências como essa, ainda mais vividas presencialmente, trazem ao mundo acadêmico um engrandecimento, tendo em vista que os alunos saem da sala de aula, que é o ensino conceitual, para entrar em contato com as polêmicas das grandes mesas jurídicas internacionais. Todos os estudantes voltaram estimulados a se dedicarem mais aos estudos”, afirmou a coordenadora do curso de Direito, Kadyan Gonzaga.   Apresentação de trabalho   A presidente da LADH, Thaís Amazilia, acadêmica do 8º período de Direito, apresentou um trabalho científico em painel com o tema “Isenção fiscal dos agrotóxicos – um panorama acerca da ação direta de inconstitucionalidade contra os benefícios tributários aos agrotóxicos no Brasil (ADI) 5553”.   “Sou extensionista da Clínica Interdisciplinar de Direitos Humanos da UnirG e a aprovação do trabalho é  fruto das atividades realizadas na Liga, sob a orientação do professor Raniere Fernandes. O objetivo do trabalho foi aprofundar os estudos na temática segurança alimentar e impactos causados pelos incentivos fiscais aos agrotóxicos. Tendo em vista que este benefício facilita a sua aplicação e difusão, potencializando riscos ao meio ambiente e à saúde coletiva”, afirmou.   A estudante mencionou ainda que “foi uma experiência incrível ter um trabalho exposto neste evento que contou com profissionais renomados do Tocantins e excelentes palestrantes nacionais e internacionais. Houve muita troca de experiência e aquisição de conhecimentos, transformando nossa visão do Direito enquanto acadêmicos”.