Estudantes realizaram ação em aldeia indígena de Formoso do Araguaia

05 de Novembro de 2019

Membros da Atlética Maromba, do curso de Educação Física, e da Atlética Enfúria, do curso de Enfermagem da Universidade de Gurupi, estiveram no último domingo, 03, na Aldeia Canuanã, em Formoso do Araguaia (TO). O objetivo da visita foi realizar ações em saúde e levar donativos para a comunidade do local.   Além de um café da manhã, os acadêmicos promoveram dinâmicas, testes de avaliação física e deram orientações sobre qualidade de vida e prevenção de doenças.  Os acadêmicos também apresentaram novas modalidades para os moradores da aldeia, como vôlei e badminton. Na ocasião também foram entregues roupas e alimentos para famílias que perderam seus pertences e casas em um incêndio. Mais de 100 indígenas foram beneficiados. “Ações como essa enriquecem o nosso meio. Receber  pessoas na aldeia fazendo o bem para nós, sempre serão bem-vindas”, disse o Cacique José Tehambi Javaé. Para o presidente da Atlética Maromba Kaio Alencar, a experiência foi importante para a formação acadêmica e pessoal dos participantes. “Minha linha de pesquisa dentro do curso foi sobre a cultura e o esporte indígena e ter a oportunidade de conviver um dia com a cultura indígena é gratificante. Isso contribuiu ainda mais para a minha aprendizagem, pois conhecer melhor como é o cotidiano da aldeia, além de poder ajudar o próximo”*.   *Com a colaboração do estudante Kaio Alencar (curso de Educação Física da UnirG)