Relatos, palestras e mesa-redonda marcam campanha da Enfermagem

29 de Outubro de 2019

Na tarde de hoje, 29, servidoras, estudantes e professoras da Universidade de Gurupi – UnirG, participaram de evento da Campanha Outubro Rosa, promovido pelo curso de Enfermagem e Reitoria da Instituição. Estiveram presentes o presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, a reitora Ma. Sara Falcão, a coordenadora do curso de Enfermagem, Denise Alcântara e a coordenadora de estágio, Claudia Neri, dentre outros. A solenidade contou com apresentações musicais da Casa de Cultura da Instituição. “Este ano nosso objetivo foi de convidar as servidoras da UnirG para o evento, tendo em vista que é um momento de promover a reflexão na mulher sobre a prevenção do câncer de mama, além de estimular o pensamento crítico sobre o papel do profissional na sociedade e proporcionar o ambiente de debate na Universidade”, frisou a coordenadora do curso de Enfermagem, Denise Alcântara. A servidora pública e egressa de Administração, Teliana Camargo, fez um relato emocionante. “Aos 29 anos descobri um nódulo quando estava no banho, ao fazer o autoexame. Hoje aos 33 já comemoro que não existe mais o perigo da reincidência, onde há o retorno da doença, que pode ocorrer no período de até dois anos após o surgimento. Passei por todos os tipos invasivos de tratamento e hoje posso dizer que vivo normalmente. Mas o fato de ter descoberto logo no início foi muito favorável. Por isso, digo a todas, não sintam vergonha de se tocar, de fazer o autoexame e procurar ajuda profissional”, destacou. A mesa-redonda “Interdisciplinaridade no tratamento do câncer”, foi ministrada pela professora de fisioterapia, Florence Gemaine, a psicóloga Maria Antônia D. Bandeira, a enfermeira Elisângela Duarte, a assistente social Clary Labbe, a fisioterapeuta Milene Lovato e mediada por Marilia Soares. “O câncer de mama e do colo do útero causam várias alterações em nível físico, emocional, social, espiritual, tanto para as mulheres como para seus familiares. Diante disso, o tratamento requer o trabalho em equipe interdisciplinar”, afirmou a professora e psicóloga, Maria Antônia. Foram realizadas ainda as palestras, “Câncer de mama na gestação”, com a enfermeira obstetra Lorrayne Dantas e “Câncer de mama e câncer do colo do útero”, com a ginecologista e obstetra, Dra. Thais Borba.