Mais de 11 toneladas de alimentos arrecadadas pelo 34º Cidadão Universitário são entregues ao Mesa Brasil

29 de Outubro de 2019

Na manhã de hoje, 29, foi realizada a entrega oficial das 11,2 toneladas de alimentos arrecadadas pela 34ª edição do Projeto Cidadão Universitário da UnirG. Mais de 30 entidades beneficentes de seis cidades irão receber a doação. Com o tema Conect Bem, o Cidadão foi promovido entre os dias 07 de agosto a 14 de setembro. O curso de Enfermagem foi o vencedor da gincana solidária,  seguido de Engenharia Civil e Farmácia. . A entrega ocorreu na sede do Projeto Mesa Brasil, projeto social do Sesc e parceiro da Instituição, responsável pela distribuição dos donativos. O Cidadão Universitário foi criado há 17 anos, pioneiro no Tocantins, e substitui o trote violento por integração e solidariedade. Conforme a supervisora do Mesa Brasil, Tatiane Nunes Barreto, além de Gurupi os alimentos serão distribuídos para as entidades cadastradas no projeto, das cidades de Araguaçu, Alvorada, Aliança, Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão. “A UnirG é uma de nossas parceiras mais fortes, já são 14 anos juntos, e com esse projeto nos ajuda muito na complementação da alimentação não somente das entidades que são atendidas, mas também de famílias carentes que estão em situação de vulnerabilidade nas cidades de Gurupi e região sul. Assim como a UnirG, o Projeto Cidadão também não é somente de Gurupi e somos extremamente gratos por isso”, afirmou a supervisora. A reitora, Ma. Sara Falcão, declarou sua satisfação com mais uma edição recordista. “Estamos felizes com mais esta edição em que a UnirG busca a integração entre a academia e a sociedade. Este é um momento muito gratificante, quando vemos os esforços dos nossos alunos em ajudar o próximo. Assim, cumprimos nosso objetivo de ajudar a população de toda a região sul do Tocantins”, afirmou. Para o presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, o Cidadão é mais uma consolidação do trabalho que a Instituição vem desenvolvendo ao longo dos anos. “Mais um recorde alcançado com a arrecadação de alimentos feita graças aos nossos acadêmicos que se empenharam e o resultado do esforço deles está sendo entregue hoje a sociedade. A Universidade está cumprindo seu verdadeiro papel social, abrangendo toda a região sul do Estado e sem nossos alunos essa responsabilidade não seria desempenhada”, disse. A Instituição Beneficente Irmã Dulce existe há 22 anos e desde a primeira edição é beneficiada pelo Cidadão. Segundo a presidente, Helena Maria Marcelino Salgado, atualmente a entidade abriga mais de 260 crianças com idade entre 02 e 09 anos, que estudam na educação infantil e fundamental, em período integral, para que as mães possam trabalhar. “O Cidadão nos ajuda há 17 anos e essa contribuição da UnirG representa muito para nossas crianças, pois fortalece e reforça a alimentação delas. Em cada semestre aguardamos ansiosos pela doação”, declarou. O prefeito Laurez Moreira também participou da solenidade de entrega dos alimentos. Na ocasião ele manifestou a satisfação de ver a UnirG colaborando com mais esta ação em benefício da população carente. “Alegria ver os alunos participando e ajudando a desenvolver a vida das pessoas. Agradeço o trabalho das entidades que estão aqui representadas que intermedeiam essa ação e faz chegar a mesa daqueles que necessitam do alimento. Parabéns a todos envolvidos! ”, finalizou o prefeito. Na oportunidade, o Rotary Club, representado pela diretora comercial do Grupo Jaime Câmara em Gurupi, Marilene Carvalho, doou uma cadeira de rodas para a UnirG com intuito de promover acessibilidade das pessoas com necessidades especiais a Universidade. A Organização Jaime Câmara, Rádio Araguaia FM, Sesi, 4º Batalhão da Policia Militar de Gururpi, Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal de Gurupi, Mesa Brasil/Sesc e Núcleo de Hemoterapia são os parceiros do Cidadão. A realização é da Reitoria, por meio da Pró-reitoria de Graduação e Extensão.