No último sábado, 26, a Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (Lago) promoveu o Ciclo de Palestras com temas relacionados a saúde da mulher. Participaram do evento, que é parte da campanha Outubro Rosa, acadêmicos de Medicina e profissionais da área.
Pela manhã, o médico Flávio Lúcio falou sobre o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama; a Drª Ornella Ninelli abordou a temática "A mulher e a medicina: uma abordagem da nossa história" e ainda a "Prematuridade".
À tarde, as atividades tiveram início com uma palestra sobre os "Os avanços em Cirurgia fetal", com o médico Rodrigo Tadeu. As alterações fisiológicas do climatério foram abordadas pelo Dr. Marcus de Andrade. No encerramento foi realizada uma mesa redonda sobre o tema "Terapia de reposição hormonal", com os médicos Fabiana Cândida, Priscila Barbosa, Taís Borba, Allison, Fábio Lúcio e Rodrigo Tadeu.
De acordo com a acadêmica e tesoureira da Lago, Amanda Cristina de Sousa Vieira, os temas foram escolhidos a partir dos estudos mais
atuais que estão em evidência no campo da Medicina. “Trouxemos especialistas com experiência em áreas, como a medicina fetal, que ainda não é tão conhecida, para que possam ampliar nosso conhecimento sobre o assunto. Estão em discussão ainda temas da área da obstetrícia, que também é parte do campo de estudo da Lago”, frisou. Os palestrantes convidados vieram de São Paulo, Brasília, Salvador.
Ainda como parte da campanha do Outubro Rosa, os acadêmicos da Lago irão realizar na próxima quinta-feira, 31, uma ação gratuita voltada para a comunidade, com coleta de citologia e orientações sobre a realização do autoexame. Uma ação semelhante foi realizada no último dia 19, na Clínica da Mulher, direcionada a servidoras públicas.