Liga da UnirG realiza atividades na campanha Outubro Rosa

18 de Outubro de 2019

Amanhã, 19, na Clínica da Mulher (na rua 20, s/n, Vila União), haverá uma ação voltada para prevenção e diagnóstico precoce de mama e colo uterino. Podem participar mulheres prestadoras de serviços gerais e garis de Gurupi. A campanha ocorrerá das 08h às 11h e das 14 às 17h, pela Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (Lago), do curso de Medicina, da Universidade de Gurupi – UnirG, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.   Conforme o presidente da Lago, o acadêmico Wglaison Paulo Araújo Sobral, “as atividades serão voltadas para coleta de citologia e orientações sobre a realização do autoexame, alterações nas mamas, os fatores de riscos, a faixa etária mais evidente, dentre outras informações”, afirmou o estudante. Ainda de acordo com Wglaison Sobral, o câncer de mama atinge cerca de 60 mil mulheres anualmente, no Brasil.  “O objetivo da campanha é diagnosticar precocemente alterações nas mamas e lesões em colo uterino. Além de prestar esclarecimentos a respeito do autoexame e orientação quanto a importância da realização do exame anual e se for necessário, a solicitação de exames de imagens complementares”, completou. Programação Ainda na campanha Outubro Rosa, a Liga realizará a mesma ação, no dia 31, a partir das 08h, no Ambulatório de Saúde Comunitária da UnirG. As atividades serão abertas para a população em geral. Já no próximo dia 26, no anfiteatro Mauro Cunha, haverá um ciclo de palestras com ginecologistas, obstetras e mastologistas de diversas localidades. O evento será para estudantes de Medicina, 7h30 às 17h30. As inscrições podem ser feitas pelos membros da Liga, no campus II, ou pelas redes sociais. O valor do investimento é de R$ 40. A Lago conta com a orientação da professora Dra. Fabiana Cândida de Queiroz Santos Anjos. Ela é médica ginecologista e obstetra. O Ambulatório da UnirG está localizado na avenida Bahia, entre as ruas 03 e 04. Já o Centro Cultural Mauro Cunha, na avenida Maranhão, 1507, Centro. Confira a programação completa do ciclo de palestras: