A cerimônia de encerramento da 5ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg) ocorreu na noite da última sexta-feira, 11, no auditório geral do anfiteatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT) com premiações aos trabalhos científicos. Segundo estimativa da comissão organizadora, mais de 32 mil pessoas visitaram os estandes durante os três dias de evento e participaram de palestras, minicursos, oficinas e shows.
Participaram da solenidade a Reitora da Universidade de Gurupi – UnirG, Ma. Sara Falcão, o diretor do campus do IFTO – Gurupi, Dr. Marcelo Terra, o diretor de Campus da UFT – Gurupi, Dr. Rodrigo de Castro Tavares, a Pró-Reitora de Pesquisa e Graduação da UnirG, Drª Rise Rank, a coordenadora do Projeto Inova Gurupi, Ma. Adriana Santiago Terra, entre outros.
O evento contou com a submissão de 384 trabalhos científicos e, após análise da comissão organizadora, 274 foram escolhidos e apresentados nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Linguística, Letras e Artes. Confira a lista dos vencedores clicando
aqui.
A organização comemorou o sucesso desta edição, a adesão dos segmentos que compõem o modelo de desenvolvimento do Programa Inova Gurupi e parabenizou os trabalhos premiados. “Tudo isso se deve as ações e projetos de pessoas que conduzem, durante o ano todo, algumas atividades e acreditam que este programa traz um resultado mais efetivo para o desenvolvimento local e regional”, destacou a coordenadora do Inova Gurupi, Ma. Adriana Santiago Terra.
Ainda de acordo com Adriana Terra, a Sicteg deste ano apresentou diversas evoluções. “Tivemos algumas ações muito significativas
como o workshop para os prefeitos dos 17 municípios discutindo estratégias de implantação de consórcios intermunicipais como uma ferramenta de desenvolvimento e sustentabilidade financeira. Isso vai nos dar autonomia, enquanto região, para atingir uma maior capacidade de transformação”, explicou.
Para a Reitora da Universidade de Gurupi – UnirG, Ma. Sara Falcão, o evento colocou em discussão temáticas relevantes para a comunidade acadêmica que podem beneficiar diretamente a sociedade. “As pessoas que participaram puderam desfrutar de muito conhecimento, compreender o mundo da ciência, aprender novas tendências, além de se integrarem uns com os outros. Uma semana de debates de excelência”, ressaltou.
A UnirG recebeu a missão de sediar a 6ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi, em 2020. Segundo Sara Falcão, os
trabalhos serão conduzidos “com muita dedicação para proporcionar uma Sicteg cada vez melhor, atendendo a todos os cursos e demandas. A meta é fazer com que a população se sinta bem acolhida com o que nós pretendemos oferecer”, evidenciou a reitora.
A Sicteg foi promovida pela Prefeitura de Gurupi, articulada pelo Programa Inova Gurupi, organizada pelo Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e da região sul do Estado, UnirG, UFT, IFTO e Sebrae.
Reitoria Itinerante
Durante a Sicteg, os gestores da UnirG lançaram o Projeto Reitoria Itinerante para atender a comunidade acadêmica, professores, coordenadores de cursos, dentre outros. A reitora Sara Falcão avaliou a ação como positiva e afirmou haver um planejamento para atender os alunos também na Universidade.
“Esse projeto foi excelente, pois atendeu a comunidade acadêmica de forma mais participativa, um momento também de descontração. O nosso objetivo é realizar, a cada dois meses, o atendimento em um dos campi, reservar um tempo para ouvir as pessoas de perto, saber as demandas e estar buscando atender da melhor forma”, assegurou Sara Falcão.
Além dos atendimentos, o estande da Reitoria Itinerante proporcionou música ao vivo e momentos de interação entre professores, coordenadores, acadêmicos e voluntários da Sicteg.
Colaboração de George Henrique, acadêmico de Jornalismo da UnirG