UMG comemora o Dia Internacional do Idoso

03 de Outubro de 2019

Café da manhã, palestras e quadrilha fora de época marcam as comemorações ao Dia do Idoso, pela Universidade da Maturidade – UMG, da UnirG. A data é celebrada mundialmente em 1º de outubro, instituída pela Organização das Nações Unidas – ONU. A programação foi iniciada no último dia 01 e se encerra na tarde de hoje, 03, no Programa de Atividades Esportivas – Proafe, do curso de Educação Física da Instituição. Durante a programação foi ministrada a palestra “Negligências e maus tratos com os idosos”, pelo professor Erivan Almeida e as acadêmica do 6º período do curso de Enfemagem, Wanessa Gonçalves, Vitória Teles e Thaísa Dias. “É muito relevante orientar o idoso sobre como ele pode se proteger das negligências e maus tratos. O idoso precisar ser acolhido pela sociedade e o tema veio contribuir para que ele tenha esse conhecimento, sobre como deve agir e buscar ajuda”, frisou o professor Erivan. Conforme a estudante Vitória Teles, desde o início do semestre a equipe esteve empenhada nos estudos voltados para o assunto. “As estatísticas identificadas nas pesquisas apontam que a violência doméstica por negligência é a principal, seguida pela violência doméstica psicológica e exploração patrimonial”, relatou Teles. Hilda Barbosa de Oliveira, de 63 anos é uma das alunas da UMG e conta como sua vida melhorou após participar das atividades. “Aqui, além de aprender nós interagimos, divertimos e ainda praticamos atividades físicas. Antes, eu apenas cuidava dos afazeres de casa e ficava a maior parte do tempo no meu quarto. Depois da UMG me sinto mais alegre e criei o hábito de conversar, pois sentia até vergonha de estar em locais cheios de pessoas. Tudo mudou, sou outra pessoa”, disse. Após a palestra, os idosos participaram da quadrilha fora de época, promovida por estudantes do curso de Educação Física, sob a orientação da professora Eliana Farencena. Participou ainda das atividades a coordenadora da UMG, Ceila Milhomem. De acordo com a Organização Mundial da Saúde -OMS, o Brasil tem mais de 28 milhões idosos, representando 13% da população do país. A tendência é de que o percentual dobre nas próximas décadas, conforme a Projeção da População, publicada em 2018 pelo IBGE.