Cidadão Universitário: últimos dias para doação de sangue

12 de Setembro de 2019

Termina amanhã, 13, o prazo para a coleta sangue e cadastro para doadores de medula óssea, parte das provas sociais do projeto Cidadão Universitário da UnirG. O procedimento é feito no Núcleo de Hemoterapia de Gurupi, das 08 às 11h (rua 01, entre as avenidas Ceará e Pernambuco).   Uma equipe do Núcleo de Hemoterapia estará também, durante toda a manhã desta sexta-feira, no campus I, realizando os cadastros para doação de medula óssea. Na última edição o projeto arrecadou 75 bolsas de sangue e 21 cadastro de medula óssea. Outra importante prova social é a doação de alimentos não perecíveis, que também continua até amanhã. Os alimentos serão distribuídos a entidades beneficentes de Gurupi, por meio do programa Mesa Brasil (projeto do Sesc Brasil, localizado na avenida Goiás entre ruas 9 e 10. Durante todo o dia a equipe do Mesa Brasil irá buscar as doações que ultrapassarem 100 quilos. Como requisitos para doar sangue, destacam: Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); Pesar no mínimo 50 kg; Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas. É fundamental ter dormido bem e apresentar os documentos pessoais no momento da doação. Provas sociais As novidades dessa edição são a Prova do Lacre, que consiste em arrecadar latinhas de bebidas em geral e a Prova de Arrecadação de Brinquedos que também se encerram nesta sexta-feira. Os lacres deverão ser necessariamente armazenados em garrafas PET de dois litros. O objetivo da Prova do Lacre é atingir o mínimo de 140 garrafas para enviar o total arrecadado para instituições que fazem a troca por cadeira de rodas. Já quanto aos brinquedos, o intuito é de serem doados no Dia das Crianças, para creches e a Casa de Passagem de Gurupi e ainda para a criação de uma Brinquedoteca, no campus I. Provas Culturais e Esportivas O show de talentos será nesta sexta-feira, 13, no auditório do Campus I, a partir das 19h. As provas esportivas, ocorrerão no dia, 15, no Complexo Esportivo do Sesi, com início às 8h.  Haverá torneio de futsal, vôlei e vôlei de praia. O Projeto conta ainda com provas relâmpago, quizz universitário,dentre outras atrações. Durante todo o evento algumas provas enigmas serão divulgadas pela programação da Rádio Araguaia FM. Os parceiros do 34 Cidadão são a Organização Jaime Câmera, Radio Araguaia FM, Sesi, Mesa Brasil/Sesc e Núcleo de Hemoterapia. A realização é da Reitoria, por meio da Pró-reitoria de Graduação e Extensão.