Acadêmicos de Medicina realizam estudos na Apae de Gurupi

11 de Setembro de 2019

Cerca de 70 alunos do curso de Medicina da UnirG, desenvolvem estudos sobre casos clínicos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, de Gurupi. As atividades fazem parte da disciplina de Atenção Básica 2. Conforme a professora da disciplina, Joana Estela R. Vilela, o objetivo é proporcionar ao acadêmico o aprendizado prático, obtido por meio do contato com o paciente na comunidade. “Essa é uma experiência rica para os alunos, porque eles têm a oportunidade de conhecer várias síndromes e distúrbios neurológicos, dentre outros”, relatou Vilela. Os estudantes foram distribuídos em dez grupos, que desenvolverão um estudo sobre um caso clínico e possíveis intervenções que melhorem a qualidade de vida dos apaeanos. “Além disso, os acadêmicos terão momentos em sala de aula para a discussão dos casos clínicos. Desta forma, estamos trabalhando metodologias ativas, onde o aluno constrói o seu próprio conhecimento partindo da realidade”, destacou a professora. Para a acadêmica do 2º período de Medicina, Esther Silingowschi, é importante conhecer a realidade da Apae. “Com os estudos, vemos quais são as necessidades do local. Esse contato é um incentivo de como a gente pode ajudar mesmo com coisas simples, pois o conhecimento é o que provoca a vontade de contribuir”, disse. A presidente da Apae, Erislene Vieira, destacou que “é um prazer para nós recebermos os acadêmicos. É também, de grande importância para os futuros médicos a ação de interagir com pessoas especiais. Estamos felizes com essa troca de conhecimentos”. Participam também da disciplina, os professores Silvia Helena Rocha Amaral e Daniel Asaph Guimarães. (Colaboração do estudante de Jornalismo Rodrigo Borges)