Cidadão Universitário: Equipe do Núcleo de Hemoterapia realiza cadastro para doadores de medula óssea

10 de Setembro de 2019

Até nesta sexta-feira, 13, na sala Help, do campus II da Universidade de Gurupi – UnirG, serão realizados os cadastros para os interessados em se tornar doadores de medula óssea. A equipe do Núcleo de Hemoterapia de Gurupi começou as atividades na tarde de hoje, 10.  A partir de amanhã, 11, os cadastros serão efetuados no período noturno, das 19h às 22h. Já no Núcleo de Hemoterapia, o atendimento é das 8h às 12h - rua 01, entre as avenidas Ceará e Pernambuco. A ação faz parte das provas sociais da 34ª edição do Cidadão Universitário da Instituição. Conforme a técnica de enfermagem da Captação de Doadores, Édila Vargas Marinho, “a previsão é de realizarmos, até o dia 13, mais de 80 cadastros. A procura foi muito boa neste primeiro dia e a tendência é crescer conforme a divulgação”, frisou. A acadêmica de Medicina, Mariana Cavalcante, foi uma das primeiras a realizar o procedimento. “Eu sempre quis me cadastrar, pois não é algo sacrificante e mesmo que fosse, valeria à pena pelo fato de salvar vidas”, afirmou a estudante. Para ser doador é necessário ter entre 18 e 55 anos; estar em bom estado geral de saúde; não ter doença infecciosa ou incapacitante; não apresentar neoplasia (câncer) hematológica (sangue) ou do sistema imunológico; apresentar documentos pessoais (RG e CPF), além do cartão do SUS e endereço com CEP. Provas sociais, culturais e esportivas Além da realização do cadastro de medula as provas sociais contam com doação de sangue, arrecadação de alimentos não perecíveis, de brinquedos e a prova do lacre, que consiste em adquirir latinhas de bebidas em geral e  que devem ser  armazenados em garrafas PET. O objetivo é atingir o mínimo de 140 garrafas que serão enviadas para instituições que fazem a troca por cadeira de rodas. Na noite do dia 13, será realizado o show de talentos, no auditório do Campus I, a partir das 19h. As provas esportivas, serão no dia, 15, no Complexo Esportivo do Sesi, com início às 8h.