UnirG e IML discutem possibilidade de reafirmar termo de cooperação técnica

21 de Agosto de 2019

Na tarde de ontem, 20, foi realizada uma reunião entre representantes do Instituto Médico Legal – IML, da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins - SSP e da Universidade de Gurupi – UnirG, na Reitoria da Instituição. O objetivo foi discutir a possibilidade de resgatar um termo de cooperação para prestação de serviços e subsídios para estágio de todos os cursos da área da Saúde. Conforme a reitora Ma. Sara Falcão, "a proposta será analisada pelo departamento jurídico da UnirG e a pretensão é de que a viabilidade seja confirmada para que possamos restaurar o nosso Laboratório Anatômico", disse. “A proposta é resgatar o termo de cooperação já realizado anteriormente, no sentido de que o IML possa subsidiar a universidade, com peça anatômica, corpos para estudo e estágio. Em contrapartida, a UnirG poderá prestar serviços com cursos de capacitação e alocação de espaço, dentre outros”, frisou a reitora. De acordo com a diretora do IML/TO, Georgina Ferreira Ramos, o termo visa uma ajuda mútua. “O IML irá fornecer para a UnirG, um campo rico em pesquisa científica. Um dos propósitos do Instituto é criar em Gurupi o Morgue, local onde são feitas autópsias em casos avançados de estágio de decomposição. Atualmente não temos esse espaço aqui, sendo feito o encaminhamento para Palmas. Com a possibilidade de fazer os exames em gurupi, evitaríamos essas remoções e daríamos respostas mais rápido para a comunidade, pois os familiares ficam aguardando. Além do que permite aos  estudantes terem um espaço físico de estudo a disposição deles”, destacou  Georgina. Participaram da reunião, pela equipe do IML/TO, a diretora Georgina Ferreira, a supervisora administrativa, Jany Sant Ana Martins, a assessora jurídica, Suyanne Reis e a chefe de núcleo de Medicina Legal de Gurupi, Elenita Ribeiro Gomes. Pela UnirG, estiveram presentes a reitora Sara Falcão, a diretora administrativa, Danielle Mesquita, a procuradora jurídica da UnirG, Nádia Becmam, o coordenador do curso de Medicina,  Fuad Moraes Ibrahim,  o coordenador de estágio de Odontologia, Marcus Sobreira Peixoto,  a coordenadora dos laboratórios, Rejane, o professor Joelcy Tavares, o chefe do Laboratório de Anatomia, João Vianei dos Santos, dentre outros participantes.