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UnirG – Universidade de Gurupi
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Fundação UnirG investe em tecnologia para melhoria na qualidade do ensino


14 de Agosto de 2019



A inovação tecnológica está presente no cotidiano de todas as pessoas, seja em casa, no trabalho, na rua, em qualquer lugar.  Pensando nisso, a Universidade de Gurupi – UnirG, ciente em melhorar os serviços ofertados resolveu investir em novas ferramentas tecnológicas com intuito de modernizar a qualidade do ensino. . Além da Plataforma SEI disponibilizada para a comunidade acadêmica no final do ano passado, neste início de semestre as novidades foram na reformulação do novo layout do Portal da UnirG, que está mais ágil, mais dinâmico, responsivo e de fácil acesso às informações. Outra inovação foi a implantação da Biblioteca Virtual, com mais de 7 mil títulos disponíveis aos seus usuários, além do aplicativo UnirG Móbile, que possibilitará aluno e professor terem os serviços oferecidos na palma da mão. Produzir mais, sem perder a qualidade é um grande desafio no mundo globalizado. O uso de novos recursos didáticos para facilitar o dia-a-dia da comunidade acadêmica irá promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem. A ideia foi de agregar novos instrumentos que irão elevar o desempenho dos alunos, garantindo resultados significativos. Segundo o gestor do Núcleo de Tecnologia e Informação - NTI, Walter Coelho, com a implantação do Sistema SEI, o usuário pode realizar requerimentos digitais, como: as declarações, avaliação especial, atestado do Enade, atestado de frequência, dentre outros.  “Já o professor pode fazer os registros de suas aulas online, gerando e assinando diários eletrônicos, eliminando assim, o desperdício de papel, de impressoras e de mão-de-obra, resultando numa grande economia para a Instituição”, declarou. O aplicativo UnirG Móbile está disponibilizado para alunos e professores nas versões Android e IOS. A ferramenta possibilita o acesso a notificações das principais atividades e pendências que os usuários tiverem com a Instituição. “Pelo aplicativo o aluno poderá acompanhar sua vida financeira, emitir boletos, acompanhar requerimentos, visualizar suas notas, obter acesso ao calendário acadêmico, horários de aulas e datas importantes da Instituição. Para o professor também irá facilitar muito suas atividades acadêmicas. Por meio da ferramenta ele poderá até lançar notas e registrar aulas”, acrescentou Coelho. Recentemente foi integrado ao Sistema SEI, a Biblioteca Virtual, que irá beneficiar o leitor acessar obras originais a partir de qualquer lugar e horário do mundo. “Com a biblioteca digital é possível consultar o acervo utilizando computadores, tablets, notebooks ou smartphones. Essa praticidade irá fazer com que os alunos mantenham ainda mais o interesse pelos estudos, pois o acesso simultâneo irá eliminar as famosas filas de espera e a preocupação da disponibilidade ou não de determinado livro”, completou. A biblioteca digital suprime a necessidade de uma estrutura física maior na Instituição, reduzindo espaços e custos. A Plataforma está baseada em tecnologias que ajudam a otimizar o tempo e os estudos, garantindo conteúdo de qualidade e oferecendo um bom complemento para o crescimento profissional. Segundo o presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, o aluno tem uma gama muito maior de serviços oferecidos pela internet do que tinha anteriormente. A atualização do SEI permitiu que todos esses serviços pudessem ser integrados. “As informações estão disponíveis de forma prática possibilitando ao aluno o acompanhamento facilitado da sua vida acadêmica. Com isso, ele poderá cobrar ainda mais do professor e da Instituição o serviço que é prestado a ele”, disse o presidente. A segurança é um dos fatores primordiais com a conquista do investimento, que custou em torno de R$ 550 mil em tecnologia. Apostar na automatização e eficiência de processos online não gerou aumento nos gastos, mas um investimento que vai tornar os serviços mais ágeis, com a redução de custos operacionais e desnecessários, elevando a qualidade dos serviços e a produtividade dos servidores. “Não temos como fugir desse avanço. A tecnologia veio para facilitar e também para trazer a responsabilidade aos seus usuários. Os serviços que eram feitos de maneira manual, agora poderão ser compartilhados e acompanhados pela Plataforma melhorando a qualidade do ensino, além de gerar economia de mão-de-obra, de tempo e de material de consumo”, avaliou Benfica. A próxima meta da UnirG será a entrega do diploma digital.  “Com as melhorias tecnológicas seremos uma das primeiras Instituições de Ensino Superior do país a se adequar as normas da Portaria 1.095 do MEC, que estabelece os prazos para cumprimentos, como exemplo, a exigência dos diários eletrônicos e históricos acadêmicos”, finalizou Walter Coelho.





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