Medicina e Direito realizam Julgamento Ético Simulado

13 de Agosto de 2019

Na manhã desta terça-feira, 13, foi realizado no auditório do Campus l, pelo Internato de Medicina e o curso de Direito, um Julgamento Ético Simulado. A ação contou com apoio do Conselho Regional de Medicina – CRM do Tocantins.   “Os atores retrataram um caso verídico, cujos dados foram alterados. O nosso objetivo foi de proporcionar aos acadêmicos, a experiência real dos riscos que a medicina corre atualmente”, ressaltou a coordenadora de estágio do internato, e conselheira do CRM, professora Mônica Mendonça.   O advogado do CRM, Wesley Nere, comentou sobre os princípios de um julgamento. “O principio básico de um processo ético é o sigilo. Ele norteia todo o procedimento desde a sindicância até o julgamento em si, e só deixa de existir se o médico for condenado a uma pena pública. A representação de hoje é justamente por isso, pois o médico só vai conhecer esse processo por completo se ele for conselheiro ou estiver na posição de denunciado ou denunciante”, completou o advogado.   O interno do 9° período de Medicina, Eros Silva Cláudio, falou sobre a importância de adquirir conhecimento sobre a área debatida. “É fundamental esse tipo de evento a respeito de um julgamento jurídico envolvendo a parte ética médica. Muitas vezes, nós que estamos começando os atendimentos na comunidade, somos bastante instruídos a realizar todas as etapas do procedimento de forma correta, mas em virtude da grande demanda e às vezes da pressa, muitos acabam negligenciando essas etapas”, afirmou o acadêmico.   (Texto: colaboração do estudante de Jornalismo, Rodrigo Borges)