Professora da UnirG participa de capacitação em Programa de Autismo, nos EUA

05 de Agosto de 2019

A professora da Universidade de Gurupi – UnirG, Karla Regina Gama, retornou na última semana de uma viagem dos Estados Unidos, onde esteve participando de uma capacitação sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA). O curso foi realizado pela Universidade da Carolina do Norte (University of North Carolina, USA), na cidade de Chapel Hill. . Segundo a professora, o Programa de Autismo TEACCH® oferece uma variedade de treinamento e consultoria para profissionais que trabalham com indivíduos com TEA. “Este treinamento e consultoria são oferecidos no Estado da Carolina do Norte, bem como em programas nos Estados Unidos e no mundo todo. O TEACCH possui um abrangente programa de certificação profissional que permite aos profissionais documentar seu uso de práticas baseadas em evidências”, disse. O TEACCH® fornece uma base teórica, bem como oportunidades práticas para avaliar e ensinar indivíduos com Autismo em um ambiente de sala de aula de demonstração. “A premissa deste fundamento é uma compreensão dos estilos de aprendizagem de indivíduos com TEA e como usar estratégias de ensino que capitalizam as forças de aprendizagem. A ênfase é colocada no uso de princípios de TEACHCH estruturados para ensinar indivíduos com habilidades de TEA nas áreas acadêmicas (alfabetização e numeramento), comunicação, independência, social e lazer, profissional, relaxamento e estratégias de enfrentamento”, explicou a professora. Karla Gama acrescentou ainda que com os conhecimentos adquiridos haverá a oportunidade de aplicar os princípios do TEACHCH estruturado para ensinar alunos de diferentes níveis de funcionamento em sala de aula, durante atividades em grupo e individuais. O treinamento incluiu apresentações, discussões em pequenos grupos, atividades em sala de aula de demonstração e experiências práticas, durante cinco dias consecutivos. “Foi uma experiência incrível com muito conhecimento e a certeza, por meio das evidências cientificas comprovadas, que este é um Método Estruturado que realmente oferece   possibilidades para que o indivíduo com TEA torna-se independente e inserido no mercado de trabalho. Não há barreiras para adquirir conhecimentos e ensinar”, concluiu Karla Gama.