A equipe do Atendimento Educacional Especializado - Atendee, da Universidade de Gurupi – UnirG abordou a dislexia, em oficina realizada na tarde de hoje, 25. A atividade integrou a programação da Semana Pedagógica 2019/2 realizada para professores da Instituição.
Durante a oficina ministrada pela coordenadora do Atendee, Karla Regina Gama e as professoras Marcella Soares e Fernanda Bogarim foi destacada a
característica da dislexia. “Uma dificuldade específica em compreender palavras escritas, excluindo-se déficits intelectuais sensoriais, auditivos ou visuais”, destacou Bogarim.
Conforme karla Gama “o Atendee tem por objetivo assistir o aluno com deficiências ou dificuldades no aprendizado. Nosso propósito é acolher esse aluno durante a graduação e inseri-lo no mercado de trabalho”, frisou a professora.
Gama explica que o primeiro passo é a formatação no Plano Educacional Individualizado – PEI. “Esse protocolo de identificação de necessidades específicas de aprendizagem do acadêmico deve ser preenchido por todos os professores em cada disciplina, para que o Atendee possa acompanhar o desempenho do aluno em todos os semestres”.
De acordo com a professora Fernanda Bogarim, “esse trabalho não é um favor aos alunos, é um direito que eles têm. Nosso papel é potencializar as qualidades deles, sem vitimizar ou promover facilidades inapropriadas”, frisou.
Outras cinco oficinas também foram ofertadas aos docentes da UnirG. Os temas debatidos foram: O Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos e a submissão
de projetos na plataforma Brasil, Plano de Ensino na Plataforma SEI, Metodologia EaD no SEI, Ferramentas interativas para sala de aula e EAD e Como elaborar um projeto de extensão para captar recurso.
A semana Pedagógica segue até esta sexta-feira, 27, no campus I.